sábado, 17 de agosto de 2013

Cidade egípcia perdida é encontrada sob o Mar Mediterrâneo


É uma cidade envolta em mitos, engolida pelo Mar Mediterrâneo e enterrada na areia e na lama por mais de 1.200 anos. Mas agora, arqueólogos estão escavando os mistérios da Heracleion, descobrindo artefatos surpreendentementes bem preservados que contam a história de um porto clássico da era vibrante.

Conhecido como Heracleion para os antigos gregos e Thonis aos antigos egípcios, a cidade foi redescoberta em 2000 pelo arqueólogo francês subaquático Franck Dr. Goddio e uma equipe do Instituto Europeu para a Arqueologia Subaquática (IEASM) depois quatro anos de pesquisa geofísica. As ruínas da cidade perdida foram encontrados 30 pés abaixo da superfície do mar Mediterrâneo em Aboukir Bay, perto de Alexandria.

Um novo documentário destaca as principais descobertas que têm sido feitas em Thonis-Heracleion durante uma escavação de 13 anos. Emocionantes descobertas arqueológicas ajudam a descrever uma cidade antiga que não era apenas um centro de comércio internacional vital, mas, possivelmente, um importante centro religioso. A equipe de televisão utilizou dados de pesquisas arqueológicas para a construção de um modelo de computador da cidade. De acordo com o Telegraph, conduzindo uma pesquisa, sugere que Thonis-Heracleion serviu como uma porta de entrada obrigatória para o comércio entre o Mediterrâneo e o Nilo.

Até agora, 64 naufrágios antigos e mais de 700 âncoras foram descobertos a partir da lama da baía. Outros achados incluem moedas de ouro, pesos de Atenas (que nunca foram encontradas em um sítio egípcio) e tábuas gigantes inscritas em egípcio antigo e grego antigo. Os investigadores pensam que esses artefatos apontam a proeminência da cidade como um centro de comércio movimentado.
Os pesquisadores também descobriram uma variedade de artefatos religiosos na cidade submersa, incluindo esculturas de pedra de 16 metros de altura que se pensa ter adornado o templo central da cidade e sarcófagos de pedra calcária que se acredita ter contido animais mumificados.

Fonte do vídeo: Youtube

Especialistas têm se maravilhado com a variedade de artefatos encontrados e ficaram igualmente impressionados com o quão bem eles estão preservados.

Fonte do vídeo: Youtube

“A evidência arqueológica é simplesmente impressionante”, Professor Sir Barry Cunliffe, da Universidade de Oxford arqueólogo que tomou parte na escavação, disse em um comunicado obtido pelo The Huffington Post. “Ao ficar intocados e protegidos por areia no fundo do mar, durante séculos, eles estão brilhantemente preservados.”

Fonte: seriouslyforreal


Um comentário:

  1. muito lega por ter passado todos esses anos no fundo do mar não estarem em um estado deportável e que possamos ver que duas cuturas estavao jutas cutura egipcia e cutura grega

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'