quinta-feira, 11 de julho de 2013

Descoberta na floresta amazônica a Antiga Cidade do lendário "Povo das Nuvens" de Pele Branca!

Uma antiga vila Chachapoyas localizada perto da área onde a cidade perdida foi encontrada.

A cidade perdida descoberta nas profundezas da floresta amazônica pode desvendar os segredos de uma tribo lendária. 

Pouco se sabe sobre o Povo das Nuvens do Peru, uma civilização antiga, de pele branca dizimada por doenças e guerras no século 16. Mas, agora, os arqueólogos descobriram uma cidadela fortificada em uma área remota e montanhosa do Peru, conhecida pela sua beleza natural e isolada.

Acredita-se que esta descoberta pode finalmente ajudar os historiadores a descobrir os segredos dos "guerreiros brancos das nuvens". 

A área onde a cidade perdida foi descoberta por uma equipe de arqueólogos.
Os Chachapoyas, também chamado de Guerreiros das nuvens, eram um povo andino que vivia nas florestas mergulhadas nas nuvem da região amazônica do Peru atual.

A tribo tinha a pele branca e cabelos loiros - características que intrigam os historiadores, já que não há ascendência européia conhecida na região, onde a maioria dos habitantes são de pele mais escura. 

A cidadela está escondida em uma das áreas mais distantes da Amazônia. Senta-se na beira de um abismo que a tribo pode ter utilizado como um mirante para espionar inimigos.

A cidade foi encontrada na floresta amazônica no norte do Peru.
O acampamento principal é composto por casas circulares de pedra cobertas de vegetação de floresta ao longo de 12 hectares, de acordo com o arqueólogo Bento Goicochea Perez. Pinturas rupestres cobrem algumas das fortificações e ao lado das habitações há plataformas que se acredita terem sido usadas para moer sementes e plantas para alimentos e medicamentos. 

As Povo das Nuvens comandou um vasto reino, que se estende através dos Andes para as franjas do norte da selva amazônica do Peru, antes de ser conquistada pelos Incas.

A múmia de um bebê a partir
da cultura Chachapoyas.
Foram nomeados assim, porque viviam em florestas tropicais cheias de nuvem. A tribo, mais tarde, ficou do lado dos espanhóis-colonialistas para derrotar os incas. Mas eles foram mortos por epidemias e doenças europeias, como o sarampo e a varíola. 

Grande parte do seu modo de vida, que remonta ao século IX, foi também destruída pela pilhagem, deixando pouco para os arqueólogos a examinarem. Restos foram encontrados antes, mas os cientistas têm grandes esperanças de encontrar mais. A descoberta recente foi feita por uma expedição ao distrito Jamalca, na província de Utcubamba, do Peru, a cerca de 500 milhas a nordeste da capital, Lima.

Até recentemente, muito do que se sabe sobre a civilização perdida era de lendas incas. Até mesmo o nome que eles chamavam a si mesmos é desconhecido. A denominação Chachapoyas, ou "O Povo da Nuvem", foi-lhes dada pelos incas. 

Sua cultura é mais conhecida pela fortaleza Kuellap, no topo de uma montanha em Utcubamba, que só pode ser comparada em escala com Machu Picchu, refúgio dos Incas, construída centenas de anos mais tarde. 
Dois anos atrás, os arqueólogos encontraram uma câmara mortuária subterrânea dentro de uma caverna com cinco múmias, duas com pele e cabelo intactos . 

Chachapoyas 
O cronista Pedro Cieza de Leon escreveu da tribo: "Eles são o branco e mais bonito de todas as pessoas que eu já vi, e suas mulheres eram tão bonitas que, por causa de sua bondade, muitos deles mereciam ser esposas dos Incas e também para ser levadas ao Templo sol. 

"As mulheres e seus maridos estavam sempre vestidos com roupas de lã e em suas cabeças usavam seus llautos [um turbante de lã], que são um sinal que eles usavam para serem reconhecidos em toda parte."


Território dos Chachapoyas era localizado nas regiões do norte dos Andes, no Peru de hoje. Ele abrangia a região triangular formada pela confluência dos rios Marañón e Utcubamba, na zona de Bagua, até a bacia do rio Abiseo. 

O tamanho do Marañón e do terreno montanhoso é também considerada uma região relativamente isolada.



Um comentário:

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'