sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Bateria criada em Singapura recarrega em dois minutos!


Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), em Singapura, desenvolveram uma nova bateria que pode recarregar até 70% em dois minutos e tem uma vida útil de mais de 20 anos. A NTU espera que esta descoberta tenha um impacto em uma variedade de setores, principalmente no de veículos elétricos.

Comum em aparelhos eletrônicos, as baterias de lítio recarregáveis duram cerca de 500 ciclos de recarga que, segundo a NTU, correspondem a de dois a três anos de uso. Normalmente, a bateria leva duas horas para ser recarregada completamente.

A tecnologia da bateria criada pela Escola de Engenharia e Ciência de Materiais da NTU é considerada como Materiais Avançados. As baterias de íon de lítio normalmente usam aditivos para ligar os eletrodos ao ânodo, o que afeta a velocidade com que os elétrons e íons se transferem dentro e fora da bateria. No novo produto da NTU, os cientistas substituíram o grafite normalmente utilizado para o ânodo em baterias de íon de lítio por um novo material de gel feito de dióxido de titânio, transformado em nano tubos que ajudam a acelerar as reações químicas que ocorrem no novo material, permitindo, assim, o carregamento super rápido.


Os cientistas de Singapura querem, agora, se inscrever em um financiamento para conseguir construir um protótipo da bateria em grande escala. Com isso, a Escola espera que uma nova geração de baterias de rápido carregamento surja no mercado nos próximos dois anos, trazendo com eles uma solução essencial na superação de problemas de energia de longa duração relacionados à mobilidade elétrica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'