quinta-feira, 8 de maio de 2014

ESTÁGIOS NA SENDA - O CAMINHO


É importante assimilar não apenas como conceito, mas como fato, que a Senda é a própria pessoa.O livro A VÓZ DO SILÊNCIO, diz que a pessoa não pode trilhar a SENDA até que se tenha tornado a própria Senda. A Senda é a mudança qualitativa que ocorre na consciência da pessoa e nos veículos através dos quais a consciência funciona.

Diz-se que a consciência em sua forma absoluta, é sempre pura e que nela nenhuma mudança pode, ou precisa acontecer. Mas "Consciência" é um termo ambíguo. A palavra sânscrita CHAITANYA é mais precisa e indica a consci~encia sempre pura, sempre livre ilimitada, que não muda. A Filosofia Oriental fala de dois tipos de verdade; uma é PARAMÂRTHIKA SATYA, verdade absoluta, a outra é verdade relativa.

Do ponto de vista absoluto, a consciência não pode mudar, mas do ponto de vista relativo, a mudança tem de ocorrer. A consciência identifica-se com os veículos através dos quais funciona, está com eles emaharada e, falando de um modo prático, funciona de maneiras que não lhe são naturais.

Ela é incapaz de expressar sua pureza e liberdade naturais enquanto esses veículos não forem transformados em" instrumentos perfeitos" capazes de responder a cada vibração sua.

Cada corpo é uma consciência, e tem seus desejos independentes. Os corpos devem cessar de puxar em direções diferentes, como estavam a costumados. Esse é o início da SENDA. Em toda pessoas a mudança está acontecendo. Ela toma pelas suas próprias mãos quando vê e percebe as contradições em sua vida

A consciência corporéa puxa em todas as direções, menos para a direção ao qual a outra consciência a mental quer ir...a percepção disso é o início da autocompreensão Antes de entrar na SENDA, deve haver uma certa compreensão da vida. Senão houver Discernimento a respeito daquilo que vale à pena e daquilo que nao vale, e se apessoa estiver correndo atrás de coisas que são desnecessária

Estando engajada em buscas que são ""Para uma vida apenas"", como consta no livro" AOS PÉS DOS MESTRES", ela Não Está Pronta para a SENDA.A SENDA indica "Uma mudança interior"Uma guinada na vida. Um pequeno desapêgo um certo autocontrole em sua conduta. É um ponto crítico de mutação, um estágio difícil da vida da pessoa.

Estágio de dúvidas e conflito,onde o buscador nao é nem mundano nem está definitivamente desabrochando sua natureza espiritual. Quem entra na"" Corrente"" sabe em que direção está seguindo.Ele deve aprender a pedirem um nível profundo, sem querer sabedoria juntamente com os prazeres e objetos do mundo.

A mudança é radical de direção, quando ela é clara, a SENDA começa verdadeiramente.

Livro:
APRENDENDO A VIVER A TEOSOFIA - RADHA BURNIER 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'