terça-feira, 15 de abril de 2014

Scanner inspirado em Star Trek promete detectar doenças

Baseados na tecnologia do "tricorder médico", cientistas britânicos desenvolvem aparelho que promete diagnosticar, quase imediatamente, casos de câncer, Aids e outras doenças graves.

Em cena do filme "Star Trek", personagem Spock carrega um tricorder para alguma de suas missões. O aparelho consegue identificar em poucos minutos a saúde de um organismo e diagnosticar doenças
Cientistas Themis Prodromakis e Philip King mostram projeto
de chip que deve se transformar no scanner para doenças
Cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, estão desenvolvendo um scanner capaz de detectar doenças graves em poucos minutos. Com tecnologia semelhante à do chamado "tricorder médico", do filme "Star Trek", o aparelho promete diagnosticar diversos tipos de câncer e reconhecer o vírus da Aids, além de outras doenças graves, informou o Daily Mail.

Segundo os especialistas, o método consiste em um chip, conectado a um iPhone, que entra em contato com amostras de sangue ou minúsculos pedaços de tecidos retirados do paciente. 

Com o desenvolvimento do scanner, o tempo de espera para diagnósticos deve ser reduzido a poucos minutos e o custo dos exames também diminuirá. Os primeiros protótipos do aparelho devem estar disponíveis para testes a partir de 2015. 

Além de ser um dispositivo móvel, os cientistas consideram uma vantagem a quantidade de amostra do paciente necessária para o diagnóstico. De acordo com eles, menos do que um microlitro de sangue pode ser o suficiente para o exame. 

Fonte: Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'