quinta-feira, 17 de abril de 2014

Anel digital lê livros para deficientes visuais


Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachussets – MIT – criaram um anel que lê textos para deficientes visuais. O dispositivo chama-se FingerReader e deve ser utilizado de forma a que a sua câmara fique virada para o papel.

De acordo com o Planeta Sustentável, o anel percebe a movimentação do dedo e utilizar o escâner para ler todo o espaço por onde o dedo se move. A análise é feita em tempo real e, assim que o anel lê uma palavra, ela é anunciada em alta voz.

O aparelho ainda é um protótipo. Um dos problemas é que a voz que faz a leitura não é muito nítida. O próprio FingerReader, em si, é um pouco grande demais. No entanto, e para uma primeira versão, ele está num nível bem avançado. O dispositivo, muito inovador, entra na categoria de computação vestível.

O anel ainda auxilia o usuário com vibrações. Quando percebe que o final de uma linha está se aproximando – ou quando o usuário começa a sair da linha – ele emite pequenas vibrações para avisar. Segundo os pesquisadores do Media Lab do MIT, ele também funciona para a realização de traduções de textos. Perfeito, não é mesmo? Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.



Um comentário:

  1. Fantástico. O mundo precisa de cuidar dos mais necessitados. Este tempo chegou e o amor verdadeiro está começando a brotar nas pessoas.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'