sábado, 4 de janeiro de 2014

O Sol inverteu sua polaridade!

Sol acaba de completar a inversão de seus pólos, marcando a metade do Ciclo Solar 24.


“Uma inversão do campo magnético do Sol é, literalmente, um grande evento“, disse o Dr. Tony Phillips da NASA, em uma declaração no site da agência espacial.

“Os campos magnéticos polares do Sol enfraquecem, vão a zero e então emergem novamente com a polaridade oposta.  Esta é uma parte normal do ciclo solar“, explicou o físico solar da Stanford, Phil Schrerrer.

Apesar de parecer que o evento possa ter repercussões catastróficas para a galáxia, seus efeitos são na verdade mais sutis, interferindo pela maior parte com a exploração espacial.

“Raios cósmicos são um perigo para os astronautas e sondas espaciais, e alguns pesquisadores dizem que eles podem afetar a nebulosidade e o clima da Terra“, disse Phillips.

Tanto a aurora boreal e a sua contraparte do sul, a austral, deverão ficar mais fortes, mais frequentes e mais visíveis agora que o evento alcançou seu estágio final.

O processo tem sido lento e estável.  O físico solar Todd Hoeksama disse: “É como uma maré entrando ou saindo.  Cada pequena onda trás um pouco mais de água para dentro, e eventualmente você tem uma inversão completa“.

Dr. Tony Phillips
Scherrer explicou anteriormente em dezembro que “o pólo norte do Sol já mudou a polaridade, enquanto o pólo sul está correndo para alcançar“.

Phillips disse: “O domínio da influência magnética solar (também conhecida como ‘heliosfera’) estende a bilhões de quilômetros além de Plutão.  Mudanças na polaridade do campo refletem até as sondas Voyager, na porta de entrada do espaço interestelar“.

A NASA liberou um vídeo de como a mudança ocorre.  Começando em 1997 e finalizando em 2013, ele mostra a polaridade verde (positiva) mudando para a polaridade lilás (negativa).

O Ciclo Solar 24 tem sido visto como muito imprevisível.  Primeiro ele chegou com o atraso de aproximadamente um ano, com atividade extremamente baixa por todo 2009.  Isto levou aos astrônomos mudar o pico, que deveria ser em 2012, para 2013.  Os cientistas dizem que o ciclo já está entre os mais fracos reportados, e se a tendência continuar, a Terra poderá ver uma outra ‘Pequena Idade do Gelo’.

Veja o vídeo das mudanças de polaridade do Sol, postado no YouTube pela NASA em 5 de dezembro passado:

Fonte do vídeo: NASA Goddard
Fontes:
ovnihoje.com
rt.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'