sexta-feira, 27 de julho de 2012

O Médico Leonid e sua Histórica Auto-cirurgia



Em 1959, Leonid Rogozov graduado em medicina foi imediatamente aceito para fazer a residência como cirurgião. No entanto, os seus estudos foram postergados por algum tempo devido à viagem à Antártida em setembro de 1960 como médico da expedição soviética à estação Novolazarevskaya.

Durante esta expedição aconteceu um evento que fez com que o médico de 27 anos se tornasse famoso no mundo todo.

No 4º mês do inverno, Leonid apresentou sintomas inquietantes: fraqueza, náuseas, febre e dor na região ilíaca direita. No dia seguinte, sua temperatura subiu ainda mais. Sendo o único médico na expedição composta por 13 pessoas, Leonid diagnosticou a si mesmo com apendicite aguda. Não havia aviões em qualquer das estações mais próximas, além disso, as condições meteorológicas adversas não permitiriam de forma alguma sair dali. A fim de salvar o membro doente da expedição polar era necessária uma operação de urgência e a única saída era operar a si mesmo.

Na noite de 30 de abril de 1961, o cirurgião foi auxiliado por um engenheiro mecânico e um meteorologista. Um entregavam a ele os instrumentos cirúrgicos necessários e ou outro segurava um pequeno espelho sobre sua barriga para que melhor enxergasse.

O médico fez uma anestesia local com solução de novocaína seguida de uma incisão de 12 centímetros na região ilíaca direita com um bisturi. Entre a visão do espelho e o tato ele removeu o apêndice inflamado e injetou antibiótico na cavidade abdominal. Mas não foi nada fácil, 30 ou 40 minutos após o início da operação Leonid sentiu um incipiente desmaio com o formigamento e vertigem que percorreu todo seu corpo obrigando o cirurgião a fazer algumas pausas para descanso. No entanto, à meia-noite a operação com duração de 1 hora e 45 minutos havia terminado. Cinco dias depois a temperatura normalizou, em dois dias os pontos foram retirados.

Em São Petersburgo, Museu do Ártico e na Antártida há uma exposição dos instrumentos cirúrgicos usados por Leonid Rogozov naquela operação.

Foto enviada pela leitora Stefany Oliveira.

Fonte e mais fotos: http://ads.tt/4w0dxA


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Arqueólogos descobrem templo maia de adoração ao sol


Ruínas de 1.600 anos trazem representações do astro em diferentes momentos

Detalhe de templo maia descoberto no Vale de Buena Vista, na Guatemala
Um grupo de arqueólogos descobriu no norte da Guatemala um templo que demonstra o culto dos antigos maias ao sol. O "Templo do Sol Noturno" foi encontrado no sítio arqueológico El Zotz, situado cerca de 500 quilômetros ao norte da capital guatemalteca, berço da civilização maia.

Estrutura foi construída para se destacar
durante o nascer e o pôr do sol
"Trata-se de uma estrutura incrível por sua arte e função para homenagear o sol", explicou o arqueólogo americano Thomas Garrison durante a apresentação da descoberta na Cidade da Guatemala. Além de Garrison, da Universidade da Califórnia (EUA), participaram desse trabalho Stephen Houston, da Brown University, e Edwin Román, da Universidade de Austin (Texas). "As escavações oferecem uma visão sem precedentes de como os maias imaginavam o pós-vida e como a figura do sol foi combinada com a dos reis e suas dinastias", acrescentou Houston.

Visão imponente - Com treze metros de altura e localizado em um dos pontos mais altos do vale de Buena Vista, o templo era uma presença imponente há 1.600 anos atrás, quando a cidade maia de Zotz vivia o seu apogeu, explicou Houston. O vale de Buena Vista foi uma das rotas mais importantes de comércio entre as zonas leste e oeste da região maia de Petén, conhecida também como uma zona de conflito entre os reinos de Tikal e Waka.

Pintado de vermelho, o templo representava o poder da dinastia reinante e foi planejado para parecer mais luminoso no nascer e no pôr do sol. Na decoração do templo, talhada na pedra, os arqueólogos identificaram representações de diferentes momentos do astro, desde seu nascimento no horizonte até o ocaso, em mais um indício da glorificação dos maias ao sol.

Fonte: Veja



Nasa detecta inusual derretimento de gelo na Groenlândia



Washington, 25 jul (Prensa Latina) A fusão superficial da camada de gelo na Groenlândia atingiu níveis imprevistos por sua magnitude, anunciou a Agência Espacial Estadunidense (NASA).

  Durante o mês de julho, com máxima ao redor do dia 12, até 97 por cento do gelo superficial que cobre essa ilha derreteu, registrou essa instituição com a utilização de três satélites diferentes.

A superfície com liquefação aumentou de 40 por cento até 97 em apenas quatro dias, detalhou a NASA.

Durante os últimos 30 anos, período no qual esse monitoramento é realizado com satélites, a maior fusão da camada superior de gelo tinha chegado a apenas 55 por cento.

Segundo os registros geológicos -mostras de gelo antigo-, apontam os cientistas, um acontecimento similar ocorreu em 1889. De acordo com os modelos climáticos esse tipo de evento extremo pode registrar-se uma vez a cada 150 anos.

"É um indício enorme de algo, cujo significado teremos que desvendar nos próximos anos", comentou Waleed Abdalati, diretor científico da NASA.

Nesse contexto destaca-se o desprendimento na semana passada a partir do glaciar Petermann, no norte da Groenlândia, de um gigantesco iceberg.

Ainda que as causas desses fenômenos não foram cientificamente esclarecidas em sua totalidade, os especialistas as vinculam com o atual processo de aquecimento global do planeta como consequência do aumento da concentração atmosférica de gases de efeito estufa com origem na atividade humana.



Universo pode ter singularidade não prevista por Einstein


Curvatura do espaço-tempo

A teoria da relatividade geral de Einstein estabelece que corpos de grande massa curvam o tecido do espaço-tempo, sendo essa curvatura um efeito que conhecemos como força da gravidade.

Isso significa que Einstein considerava que o tecido do espaço-tempo é originalmente plano em um dado local.

Mas pode não ser bem assim.

É o que propõem Moritz Reintjes e Zeke Vogler (Universidade de Michigan) e Blake Temple (Universidade da Califórnia, em Davis).

Segundo eles, há uma outra forma de criar ondulações no tecido do espaço-tempo.

"Nós demonstramos que o espaço-tempo não pode ser localmente plano em um ponto onde duas ondas de choque colidem," explicou Temple. "Isto representa um novo tipo de singularidade na relatividade geral".

Singularidade

Os físicos chamam de singularidade o núcleo de um buraco negro, onde a curvatura do espaço-tempo atinge valores extremos, algo que as equações da física não contemplam.

De forma mais geral, uma singularidade é um pedaço do espaço-tempo que não pode parecer plano em nenhum sistema de coordenadas.

Segundo a relatividade geral, a gravidade é tão forte perto de uma singularidade que o espaço-tempo se distorce.

Singularidade de regularidade

Uma onda de choque pode criar uma descontinuidade, uma mudança abrupta, na pressão e na densidade do tecido do espaço-tempo, criando um ressalto em sua curvatura.

Mas, desde os anos 1960, os físicos calculam que uma única onda de choque não é suficiente para descartar a natureza plana do espaço-tempo em um determinado local.

O que os pesquisadores demonstraram agora é que isso pode acontecer quando duas ondas de choque colidem.

Segundo eles, o cruzamento das ondas de choque cria um novo tipo de singularidade, que eles chamaram de singularidade de regularidade.

"O que é surpreendente é que algo tão suave quanto ondas interagindo possa criar algo tão extremo quanto uma singularidade no espaço-tempo," disse Temple.

Em busca de uma singularidade

Os pesquisadores estão agora se debruçando em busca de manifestações dessa singularidade de regularidade, efeitos que possam ser medidos no mundo real.

Segundo eles, é possível que ondas de choque que passem pelo interior de estrelas possam criar suas singularidades regulares.

Mas será preciso demonstrar isto matematicamente antes que os astrofísicos possam começar a procurar por seus sinais.


Bibliografia:

Simulation of general relativistic shock waves by a locally inertial Godunov method featuring dynamic time dilation
Zeke Vogler, Blake Temple
Proceedings of the Royal Society A
Vol.: Published online
DOI: 10.1098/rspa.2011.0355

Points of general relativistic shock wave interaction are "regularity singularities" where space-time is not locally flat
Moritz Reintjes, Blake Temple
Proceedings of the Royal Society A
Vol.: Published online
DOI: 10.1098/rspa.2011.0360

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Engenharia Alienígena

Exibido pelo History Channel na série Arquivos Extraterrestres, o documentário "Engenharia Alienígena" realiza um interessante exercício de especulação fundamentado no nosso atual conhecimento científico. Imaginando que um disco voador caiu e foi recuperado, o documentário lança teses interessantes sobre a suposta tecnologia extraterrestre com auxílio de físicos, astrônomos e engenheiros.

Entre as muitas elucubrações subjetivas, há idéias envolvendo idéias envolvendo neutralizadores de inércia, mecanismos antigravidade, escavadores de buracos de minhoca, antimatéria, raios lasers, invisibilidade, campos de força, teletransporte, etc.



Gerador Magnético de Energia Infinita

Inundações de terras, desapropiações, lagos gigantescos, bilhões em investimento de mega construções... Tudo isso é desnecessário, mas os especialistas dizem que é impossível gerar energia de uma fonte inesgotável e limpa para sustentar o país ou ao menos uma cidade.

Enquanto isso as pessoas que realmente vivem a realidade estão, supostamente, usufluindo das tecnologias simples e eficientes.

NASA vai procurar portais magnéticos em torno da Terra


As cinco sondas espaciais da missão MMS vão procurar os portais magnéticos, ou Pontos-X, que se espalham em torno de toda a Terra. [Imagem: NASA]

Pontos-X

Os "portais" estão entre os temas favoritos da ficção científica.

Portais seriam aberturas extraordinárias, no espaço ou no tempo, permitindo conectar os viajantes a reinos distantes distantes e inalcançáveis mesmo pelas naves imaginárias das histórias e dos filmes.

Um bom portal seria como um atalho, uma porta para o desconhecido - se eles realmente existissem...

Acontece que um tipo especial de portal de fato existe, e um pesquisador da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, financiado pela NASA, acaba de descobrir como encontrá-los.

"Nós os chamamos de pontos-X, ou regiões de difusão de elétrons," explica o físico Jack Scudder.

"São lugares onde o campo magnético da Terra se conecta ao campo magnético do Sol, criando um caminho ininterrupto que conecta nosso próprio planeta à atmosfera do Sol, a 149 milhões de quilômetros de distância," explica ele.

Portais magnéticos

As observações das sondas espaciais Themis, da NASA, e Cluster, da ESA, sugerem que estes portais magnéticos abrem e fecham dezenas de vezes por dia.

Eles estão localizados a algumas dezenas de milhares de quilômetros da Terra, onde o campo geomagnético encontra o vento solar.

A maioria dos portais magnéticos é pequena e de curta duração, mas alguns são enormes e sustentados.

Toneladas de partículas energéticas podem fluir através das aberturas, aquecendo a atmosfera superior da Terra, causando tempestades geomagnéticas e belíssimas auroras polares.

A NASA já tinha nos planos uma missão, chamada "MMS" (Magnetospheric Multiscale), para estudar o fenômeno.

Serão quatro sondas voando em formação, dotadas de detectores de partículas energéticas e sensores magnéticos, para tentar rastrear os portais magnéticos e tentar estudá-los.

Mas ainda restava um problema: como encontrar esses portais magnéticos, invisíveis e extremamente fugazes.

Foi esse enigma que o Dr. Scudder acabou de solucionar.

Agora os cientistas não vão mais ficar procurando a esmo pelos portais magnéticos; eles já sabem exatamente como encontrá-los. [Imagem: NASA]


Mapa do portal

Apesar de invisíveis e instáveis, os portais magnéticos possuem uma espécie de "poste de sinalização", segundo o pesquisador, um conjunto de indicadores que indica seu endereço com precisão.

Os portais se formam através de um processo chamado reconexão magnética, mesclando linhas de força magnéticas do Sol e da Terra, que se cruzam e se juntam para criar as aberturas.

"Os pontos-X são onde ocorrem os cruzamentos. A súbita junção de campos magnéticos pode impulsionar jatos de partículas carregadas a partir de cada ponto-X, criando uma 'região de difusão eletrônica'," explica o pesquisador.

Usando dados da sonda espacial Polar, que estudou a magnetosfera terrestre nos anos 1990, Scudder conseguiu identificar diversos pontos-X, que nunca haviam sido "vistos" aparentemente porque ninguém havia procurado por eles.

"Usando dados da missão Polar, encontramos cinco combinações simples de campos magnéticos e partículas energéticas que nos dizem quando estamos defronte um ponto-X, ou uma região de difusão de elétrons. Uma única nave, com os instrumentos adequados, pode fazer essas medições e encontrar um portal," explica.

Naves em alerta

Isto significa que cada uma das sondas da constelação MMS poderá encontrar portais e, tão logo localize um, alertar as outras naves da constelação.

Como são linhas magnéticas que se estendem pelo espaço, é importante efetuar medições de vários pontos, a fim de compreender a abertura dos portais e como funciona a aceleração das partículas que entram por eles, comparando sua trajetória e velocidade com a trajetória e velocidade de partículas que seguem a rota "normal", fora do portal.

A fórmula para calcular o "CEP dos portais magnéticos" também significa que, em vez de ficar anos tentando localizar os portais, a missão MMS poderá começar a estudá-los tão logo chegue ao espaço, o que deverá acontecer em 2014.

É um roteiro digno dos melhores portais da ficção científica, só que, neste caso, os portais são reais.

Fonte: Inovação Tecnológica



Tecido antimancha expulsa sujeira


Nanopartículas de areia funcionalizadas curam-se sob a ação de luz ultravioleta para "amarrar" as camadas antimancha, deixando o tecido muito mais resistente às lavações. [Imagem: Zhao et al./Langmuir]

Tecido antimancha lavável

Tecidos antimancha podem ser encontrados no mercado sem muita dificuldade.

Mas agora está surgindo uma nova geração de tecidos à prova de sujeira que não são apenas repelentes: eles possuem uma estrutura que atua ativamente contra as manchas.

O novo revestimento mostrou-se capaz não apenas de repelir, mas de expulsar, sujeiras como graxa, cola e outras substâncias grudentas, e até ácidos.

E com uma grande vantagem: o novo material suporta dezenas de lavações em máquina de lavar comum, sem perder sua funcionalidade.

Yan Zhao e seus colegas da Universidade de Deakin, na Austrália, desenvolveram uma técnica de deposição de multicamadas com cargas positivas e negativas dispostas alternadamente.

Isso já é feito nos tecidos antimancha atuais.

O problema é que o material tende a descamar, o que explica porque sua eficiência cai tão rapidamente.

Amarração molecular

O grande truque encontrado pelos pesquisadores australianos para aumentar a durabilidade do tecido antimancha consiste na adição de nanopartículas de sílica - essencialmente uma areia finíssima - revestidas com moléculas do grupo azida, que possuem longas estruturas parecidas com caudas.

Depois que o tecido é mergulhado várias vezes na solução antimancha - para depositar as múltiplas camadas do material - ele recebe a cobertura de nanopartículas funcionalizadas.

Quando submetidas à luz ultravioleta, as caudas das moléculas do grupo azida se entrelaçam, curando-se e criando uma estrutura muito forte que amarra as diversas camadas.

Isto tornou o revestimento muito durável, permanecendo intacto sobre o tecido de algodão após 50 ciclos completos por uma máquina de lavar doméstica.

Os testes de laboratório mostraram que o novo revestimento, aplicado a um tecido de algodão, repeliu água, ácidos, bases e solventes orgânicos.

Hidrofóbico

Chama a atenção em especial a capacidade do revestimento multicamada em repelir água.

O ângulo de contato do revestimento, que é uma medida da capacidade do material em repelir água, alcançou 154 graus, o que o torna uma das superfícies hidrofóbicas mais eficientes que se conhece.

Para comparação, a cera usada em carros tem apenas 90 graus de ângulo de contato, o Teflon tem 95 graus e os produtos que repelem a água da chuva de pára-brisas de carros chegam aos 110 graus de ângulo de contato.

Como as camadas podem ser ajustadas, o material pode ser produzido para atender diversas especificações, dependendo de seu uso.

Por exemplo, ele pode ser usado para revestir sensores e até equipamentos médicos, formando superfícies antibacterianas.

Bibliografia:


Photoreactive Azido-Containing Silica Nanoparticle/Polycation Multilayers: Durable Superhydrophobic Coating on Cotton Fibers
Yan Zhao, Zhiguang Xu, Xungai Wang, Tong Lin
Langmuir
Vol.: 28 (15), pp 6328-6335
DOI: 10.1021/la300281q


Fonte: Inovação Tecnológica



Universidade da Escócia oferecerá curso sobre vida de extraterrestres



Introdução à astrobiologia e busca por vida extraterrestre terá aulas on-line.
Curso da Universidade de Edimburgo será gratuito.



A universidade de Edimburgo, na Escócia, vai oferecer um curso especial sobre a busca por vida extraterrestre, segundo reportagem publicada no jornal britânico "Telegraph" (veja o site da universidade).

A instituição é considerada uma das 20 melhores universidades do mundo, e seus cursos têm parcerias com outras universidades, como a americana Stanford.

O nome da disciplina a ser oferecida a partir deste ano é "Introdução à astrobiologia e a busca por vida extraterrestre". O curso será ministrado on-line, e será gratuito.

Fonte: G1


Adeus colesterol, glicemia, lipídeos e triglicerídeos


Alguns anos atrás, um ex-professor meu mostrou-me uma análise de sangue; o que eu vi me deixou impressionado.

Os cinco principais parâmetros do sangue, ou seja: uréia, colesterol, glicemia, lipídeos e triglicerídeos apresentavam valores que, em muito excediam os níveis permitidos. 

Comentei que a pessoa com aqueles índices já deveria estar morta ou, se estava viva, isto seria apenas por teimosia. 

O professor, então, mostrou o nome do paciente que, até então, tinha sido ocultado pela sua mão. O paciente era ele mesmo!

Fiquei estupefato! E comentei: "Mas como? E o que você fez?". 

Com um sorriso ele me apresentou a folha de uma outra análise, dizendo: "Agora, olhe esta, compare os valores dos parâmetros e veja as datas". 

Foi o que eu fiz. Os valores dos parâmetros estavam nitidamente dentro das faixas recomendadas, o sangue estava perfeito, impecável, mas a surpresa aumentou, quando olhei as datas; a diferença era de apenas um mês (entre as duas análises da mesma pessoa)! 

Perguntei: "Como conseguiu isso? Isso é, literalmente, um milagre!"

Calmamente, ele respondeu que o milagre se deveu a seu médico, que lhe sugeriu um tratamento obtido de outro médico amigo. Este tratamento foi utilizado por mim mesmo, várias vezes, com impressionantes resultados.

Aproximadamente, uma vez por ano, faço análise de meu sangue e, se algum dos parâmetros estiver apresentando tendência ao desarranjo, volto  imediatamente a repetir esse processo. Sugiro que você o experimente.

Aqui está o SEGREDO: Semanalmente, por 4 semanas, compre, na feira ou em supermercado, pedaços de abóbora. Não deve ser a abóbora moranga e sim a abóbora grande, que costuma ser usada para fazer doce. Diariamente, descasque 100 gramas de abóbora, coloque os pedaços no liquidificador (cru), junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água. 

Tome essa vitamina em jejum, 15 a 20 minutos antes do desjejum (pequeno almoço/café da manhã). Faça isso durante um mês, toda vez que o seu sangue precisar ser corrigido.

Poderá controlar o resultado, fazendo uma análise antes e outra depois do tratamento com a abóbora. De acordo com o médico, não há qualquer contra-indicação, por tratar-se apenas de um vegetal natural e água (não se usa açúcar!). 

O professor, excelente engenheiro químico, estudou a abóbora para saber qual ou quais ingredientes ativos ela contém e concluiu, pelo menos parcialmente, que nela está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular: o colesterol mais nocivo e perigoso - LDL . 

Durante a primeira semana, a urina apresenta grande quantidade de colesterol LDL (de baixo peso molecular), o que se traduz em limpeza das artérias, inclusive as cerebrais, incrementando, assim, a memória da pessoa. 

Fonte:
Biblioteca 24x7
São Paulo-SP, novembro 2008.


Debate com editor da Revista UFO é censurado pela TVE do RS

Pronto para ir ao ar, programa foi cancelado

Gravação contou com participação de vários profissionais. Crédito: TVE
Em 25 de junho passado, o jornalista e editor da Revista UFO A. J. Gevaerd participou de um debate gravado no programa Frente a Frente, da TVE de Porto Alegre. Várias semanas antes, tendo o editor aceitado o convite, a pauta do programa foi exaustivamente discutida com os funcionários da emissora, via e-mail e telefone, resultando em um debate de alto nível, conforme avaliado por todos os que o assistiram. Como se sabe, a UFO é a mais antiga publicação sobre Ufologia do mundo, considerada referência na área. O debate, conforme programado, abordou vários aspectos da presença alienígena na Terra e sua implicação para a espécie humana.

No entanto, sem qualquer explicação razoável e após vários adiamentos, a exibição do debate com Gevaerd foi simplesmente cancelada pela direção da TVE gaúcha. Em e-mail, o diretor de jornalismo da emissora, Gilmar Eitelwein, disse que ele não seria exibido, apesar de pronto. "Infelizmente, a direção da TVE entendeu que o programa Frente a Frente que realizamos contigo não será exibido, por não se adequar à temática e filosofia do programa. Lamento, ao mesmo tempo em que agradeço tua disponibilidade e participação", afirmou Eitelwein. Ou seja, depois de estar editado, formatado e pronto para ir ao ar. Mas, se o tema não se adequava à "filosofia do programa", por que o editor foi convidado? E por que o assunto UFO acabou sendo evitado de maneira tão desrespeitosa e constrangedora para a emissora?

Integrantes da Comunidade Ufológica Brasileira estão considerando seriamente que houve censura por parte da TVE de Porto Alegre, ou, pior ainda, preconceito com o assunto tratado. "É um desrespeito", resumiu um deles. "É uma vergonha a atitude da direção da TVE", disse outro. Mas a pergunta que fica no ar: como uma emissora pública, mantida pelo contribuinte, convida um pesquisador reconhecido nacionalmente para um debate e depois demonstra tão flagrante falta de respeito com seu convidado, simplesmente cancelando um programa pronto para ir ao ar?

Assista ao vídeo e tire suas conclusões: houve censura ou preconceito por parte da direção da TVE de Porto Alegre?


Link: www.ufo.com.br


I ENCONTRO DE UFOLOGIA AVANÇADA SP



PROGRAMAÇÃO  

- A Relação do Fenômeno UFO com a Espiritualidade na Região Sul (Rafael Amorin-RS)
- A Primeira Abdução no Brasil Ocorreu em 1931 (Edison Boaventura Jr-SP)
- UFOs e Ciência Podem Coexistir? (Ricardo Varella- S José Campos)
- Quando os Discos Voadores Caem na Terra ( Thiago Ticchetti-Brasilia)
- Extraterrestres, Anjos, Demônios e Religião (Tony Inajar - Curitiba)
- UFOs, Uma Visão Transcendente da Realidade (Marco Petit _RJ)
- Extraterrestres: Ficção, Ciência e Polêmica (Renato Azevedo -SP)
- O Mais Amplo Contexto das Relações Entre Humanos e Aliens (Salvatore de Salvo-SP)
- Evidências Extraterrestres na Origem de Jesus e nos Mitos Religiosos (Leo Mark)
- Agroglifos, 3 Décadas de um Fenômeno Fascinante e Intrigante (Wallacy Albino-SP
- Registros de Alienígenas na Idade Média Através das Artes(Gener Silva-Araçatuba)
- Ufologia, Uma Ciência Baseada em Evidências (Marco Aurelio Seixas-SP)
- Agroglifos: Uma Visão Mais Ampla (Mônica de Medeiros-SP)
- O Que Seis Décadas de Ufologia Mudaram na Humanidade? (AJGevaerd-Curitiba)

INSCRIÇÕES: 
www.casadoconsolador.com.br


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Consumismo não combina com sustentabilidade... e agora o que faremos?


O consumismo é o grande entrave para o êxito do desenvolvimento sustentável, já que vivemos numa sociedade do consumo, onde adquirir bens, principalmente de marcas renomadas, fornecem status a quem as possuem. Isso é legal, dá moral, poder e privilégios, concordam? Só que esse modo de se viver não tem nada de sustentável, e na atual situação, onde o Planeta Terra dá sinais de exaustão de seus recursos naturais, esse modo de vida não nos cabe mais. Consumir é um ato que faz parte dos seres humanos, desde o seus primórdios, fazendo parte da nossa sobrevivência, já que somos forçados a buscar alimentos, água e abrigo.

No começo retirávamos da natureza apenas o necessário para sobrevivermos, mas com a utilização de novas técnicas proveniente da industrialização e de novos valores da sociedade, essa retirada começou a ser mais impactante, deixando de ser sustentável, pois a sobrevivência não era mais o motivo principal, e sim o acúmulo de riqueza e poder. Atualmente além de retirarmos da natureza todo os bens que necessitamos dentro dessa sociedade consumista, descartamos os refugos sem responsabilidade dos impactos gerados. Só nesse ato de usar a natureza e descartar o que não é mais útil, geramos dois grandes problemas ambientais: a extinção de recursos e a contaminação do solo e da água com o depósito do lixo.

Não adianta lutarmos por uma economia mais verde, por uma vida mais sustentável se não mudarmos nossos padrões de consumo, comprando apenas o necessário, escolhendo produtos menos agressivos, entre outras atitudes. Essa mudança será mais efetiva se nossas crianças começarem a ter uma educação voltada para o consumo consciente dentro da escola, na família, nas mídias. Caso isso não aconteça dificilmente alcançaremos a sustentabilidade do planeta para garantir a qualidade de vida para as próximas gerações.

É uma lição de casa bem complicada de fazer, eu sei, mas infelizmente a bomba estourará em nossas mãos, resultado do uso indevido dos recursos há inúmeras décadas e seu descarte irresponsável. Não vamos passar essa bomba para nossos filhos e netos, vamos?



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Seminário internacional discute espiritualidade e meio ambiente

Com a intenção de aprofundar as reflexões sobre meio ambiente e espiritualidade, a Comunidade Mundial para a Meditação Cristã (CMMC) promove o Seminário Internacional John Main, evento que ocorrerá entre 16 e 19 de agosto na Casa de Retiros jesuíta de Vila Kostka, em Itaici, no município paulista de Indaiatuba. Os palestrantes principais são o teólogo e filósofo Leonardo Boff e o frade dominicano Frei Betto que, juntos, possuem mais de 100 livros publicados, além do monge beneditino inglês Laurence Freeman OSB, diretor e líder espiritual da entidade organizadora.

A CMMC é uma organização que promove a meditação dentro da tradição cristã, usando os ensinamentos do monge inglês John Main, falecido em 1982. A meditação é vista como uma forma de oração em silêncio e quietude, do corpo e da mente. Os primeiros grupos surgiram em Londres, e a comunidade foi fundada oficialmente em 1991 e hoje está presente em mais de 100 países.

Promovido anualmente desde 1984 em diferentes partes do mundo, o seminário chega pela primeira vez à América Latina. A ideia é sempre colocar meditantes cristãos em diálogo com outros grupos e comunidades.

Fonte: Terra

Nasa registra mancha solar que está virando em direção à Terra



Uma imagem do sol registrada pelo Observatório Solar Heliosférico da Nasa mostra a mancha solar AR 1520. Considerada uma das maiores já vistas nos últimos anos, a mancha está virando em direção à Terra e abriga energia para chamas solares mais fortes.

Especialistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) estimam nas próximas 24 horas uma chance de 80% de erupções classe M, de média intensidade e que afetam as regiões dos polos, e 25% de chance de erupções classe X, consideradas grandes e que podem desencadear a suspensão de diversas atividades eletromagnéticas.

No dia 5 de julho, a Nasa lançou com sucesso a missão Investigação Magnetográfica Ultravioleta Solar (Sumi, na sigla em inglês). O satélite vai analisar as erupções solares, responsáveis pelas ejeções de massa coronal (CME). Durante esses fenômenos, o Sol lança partículas de alta energia que, se atingirem a magnetosfera da Terra, causam tempestades geomagnéticas que levam tanto a auroras boreais e austrais, quanto a problemas para equipamentos eletrônicos - principalmente satélites.

A agência americana explica que já existem instrumentos - tanto em solo quanto em órbita - que conseguem registrar as erupções, mas o satélite Sumi pode ver uma camada antes não investigada - vista apenas em ultravioleta, enquanto os instrumentos atuais conseguem ver visível e infravermelho. "Esses comprimentos de onda correspondem à luz das camadas mais baixas da atmosfera solar, mas Sumi vai olhar em locais mais altos da cromosfera", diz Jonathan Cirtain, cientista da Nasa.


Entenda os riscos das erupções solares
Saiba o que é comprimento de onda e mais

Fonte: Terra



domingo, 8 de julho de 2012

O Projeto Vênus


O Projecto Vênus, Inc é uma organização que promove as visões do futuro de Jacque Fresco através de um website e pela distribuição de vídeos e literatura. Tem como objectivo melhorar a sociedade pela construção cidades sustentáveis, a utilização de energia de forma eficiente e a gestão dos recursos naturais da Terra usando automação avançada, focando nos benefícios à sociedade. A organização foi fundada por Jacque Fresco e por Roxanne Meadows em 1995, embora o Projeto já exista desde os anos setenta.

O nome da organização tem origem na cidade de Venus, Flórida, onde o centro de pesquisa da organização está situado.


METAS E PROPOSTAS

Em nossa mídia de massa, é comum lermos e escutarmos comentaristas falarem sobre a quantidade de problemas sociais que nos confrontam hoje, como o aquecimento global, a destruição do meio ambiente, o desemprego, o crime, a violência, a pobreza, a fome e a explosão populacional. Porém, quantas vezes ouvimos falar em planos praticáveis para aliviar muitos desses problemas sociais? É relativamente fácil criticar a sociedade, mas é muito difícil identificar e implementar planos para resolver os problemas.
O Projeto Venus é um esboço autêntico para a gênese de uma nova civilização global, baseada na concernência humana e na recuperação ambiental.

Os planos para o Projeto Venus oferecem à sociedade um espectro mais amplo de escolhas com base nas possibilidades científicas conduzidas a uma nova era de paz e sustentabilidade para todos. Através da implementação de uma economia baseada em recursos e de uma variedade de tecnologias inovadoras e não-nocivas ao meio ambiente aplicadas diretamente ao sistema social, as propostas do Projeto Venus irão reduzir dramaticamente o crime, a pobreza, a fome, a falta de moradia e muitos outros problemas urgentes que hoje são comuns por todo o mundo.

Um dos alicerces das descobertas da organização é o fato de que muitos dos comportamentos disfuncionais da sociedade de hoje originam-se diretamente do ambiente desumanizador de um sistema monetário. Além disso, a automação tem resultado na substituição tecnológica da mão-de-obra humana por máquinas e eventualmente a maioria das pessoas não terão o poder aquisitivo para comprar os produtos e serviços resultantes.

O Projeto Venus propõe um sistema social no qual a automação e a tecnologia seriam inteligentemente integradas a um projeto social abrangente, onde a função primária seria maximizar a qualidade de vida em vez dos lucros. Este projeto também introduz um conjunto de valores práticos e exequíveis.
Isso está em perfeita concordância com os aspectos espirituais e os ideais encontrados na maioria das religiões em todo o mundo. O que distingue o Projeto Venus, contudo, é que ele se propõe a traduzir esses ideais em uma realidade funcional.


FASES

PRIMEIRA FASE

A primeira fase dos planos de longo prazo do Projeto Venus já está em andamento. Jacque Fresco, futurista, inventor, desenhista industrial e fundador do Projeto Venus, e sua sócia Roxanne Meadows completaram a construção de um centro de pesquisa de 25 acres [101.171,83 m²] em Venus, Flórida para ajudar na divulgação das propostas do Projeto Venus. Vídeos, panfletos, e um livro recentemente publicado, The Best That Money Can't Buy: Beyond Politics, Poverty, and War [O melhor que o dinheiro não pode comprar: além da política, pobreza e guerra], foram criados para ajudar a aumentar o conhecimento público sobre este projeto e suas muitas propostas.


SEGUNDA FASE

A segunda fase inclui a produção de um longa-metragem que irá retratar como funcionaria um mundo que aderisse às propostas desenvolvidas pelo Projeto Venus. Esse filme proporcionaria uma perspectiva positiva de uma sociedade pacífica em que todas as pessoas formam uma família global no planeta Terra. Uma civilização na qual todas as pessoas estão envolvidas na busca de um melhor entendimento do mundo que elas compartilham. Esse filme tem sido desenvolvido para ser uma experiência de entretenimento e educação para adultos e crianças.



TERCEIRA FASE


Para testar seus designs e propostas, o Projeto Venus está trabalhando para colocar seus ideais em prática através da construção de uma cidade para pesquisas experimentais. Os esboços para a maioria das tecnologias e construções iniciais já começaram. Esforços para angariar fundos estão agora em andamento para ajudar no financiamento da construção dessa primeira cidade experimental. Essa nova cidade para pesquisas experimentais será dedicada a trabalhar para atingir as metas e objetivos do Projeto Venus, que são:
  1. Realizar a declaração dos recursos mundiais como patrimônio comum de todas as pessoas.
  2. Transcender as divisões artificiais que hoje arbitrariamente separam as pessoas.
  3. Substituir economias nacionalistas baseadas em dinheiro por uma economia baseada em recursos.
  4. Ajudar na estabilização da população mundial através da educação e do uso voluntário de contraceptivos.
  5. Regenerar e restaurar o meio ambiente de acordo com o melhor de nossa capacidade.
  6. Reprojetar cidades, sistemas de transporte, agroindústrias, e fábricas para que sejam energeticamente eficientes, limpos e capazes de servir convenientemente às necessidades de todas as pessoas.
  7. Livrar-se gradualmente das entidades corporativas e dos governos, (locais, nacionais, ou supranacionais) como meios de gestão social.
  8. Compartilhar e aplicar novas tecnologias para o benefício de todas as nações.
  9. Desenvolver e usar fontes de energia limpas e renováveis.
  10. Produzir a mais alta qualidade em produtos para o benefício das pessoas do mundo inteiro.
  11. Exigir estudos sobre o impacto ambiental antes da construção de quaisquer megaprojetos.
  12. Encorajar o mais amplo espectro de criatividade e incentivo a empreendimentos construtivos.
  13. Superar o nacionalismo, o fanatismo e o preconceito através da educação.
  14. Eliminar o elitismo, seja técnico ou de qualquer outra forma.
  15. Delinear metodologias através de pesquisas meticulosas em vez de opiniões aleatórias.
  16. Melhorar a comunicação nas escolas implementando uma língua internacional neutra, Esperanto por exemplo, que facilitasse a comunicação entre todos os povos.
  17. Fornecer não só as necessidades básicas de sobrevivência, como também desafios que estimulem a mente ao mesmo tempo em que enfatizam a individualidade em detrimento da uniformidade.
  18. Finalmente, preparar as pessoas intelectual e emocionalmente para as mudanças e desafios que vêm pela frente.

QUARTA FASE

Após a construção da cidade para pesquisas experimentais, um parque temático também planejado irá tanto entreter como informar os visitantes sobre as possibilidades para os estilos de vida não-nocivos ao meio ambiente visionados pelo Projeto Venus. Este fornecerá casas inteligentes, sistemas de transporte não poluentes e de alta eficiência, tecnologia computacional avançada, e muitas outras inovações que poderão acrescer valor às vidas de todas as pessoas – em um período curtíssimo de tempo.


Ninguém decerto pode predizer o futuro. Podemos apenas extrapolar nos baseando nas informações e tendências atuais. O crescimento da população, a mudança tecnológica, as condições mundiais do meio ambiente e os recursos disponíveis constituem o critério primordial para as projeções futuras.

Não há uma única filosofia ou ponto de vista, seja religioso, político, científico, ou ideológico, do qual ninguém irá discordar. Estamos certos, contudo, de que os únicos aspectos do Projeto Venus que podem parecer ameaçadores são aqueles que os outros projetam nele.

O Projeto Venus não é utópico nem orwelliano, tampouco reflete os sonhos de idealistas nada práticos. Ao contrário, ele apresenta objetivos alcançáveis exigindo apenas a aplicação inteligente do que nós já sabemos. As únicas limitações são aquelas que impomos a nós mesmos.


ECONOMIA BASEADA EM RECURSOS

 O Projecto Vênus foi fundado na ideia de que a pobreza, o crime, a corrupção e a guerra são causadas pelas neuroses e escassez criadas pelo sistema económico vigente, que é orientado ao lucro e que reprime o progresso de tecnologias benéficas à sociedade. Fresco teoriza que a progressão da tecnologia, se esta fosse continuada para além do limite do que é lucrativo, fará com que mais recursos estejam disponíveis para mais pessoas, produzindo uma abundância de produtos e materiais. Esta abundância reduziria a tendência humana actual para a independência, corrupção e ganância, dando alas para as pessoas se ajudarem entre si.  Fresco acredita que o sistema monetário e os processos associados a ele, tal como a venda do próprio trabalho e a competição, são danosas à sociedade e limitam o verdadeiro potencial da maioria das pessoas. Ele diz que as suas ideias beneficiarão um número máximo de pessoas. Ele afirma que as suas ideias originaram-se nos seus anos de formação que foram durante a Grande Depressão.

Fundamental para o projecto é a eliminação da economia vigente baseada em dinheiro, em favor de uma economia baseada em recursos.

Uma economia baseada em recursos é um sistema onde todos os bens e serviços estão disponíveis sem o uso de dinheiro, crédito, escambo ou qualquer outro sistema de débito ou servidão. Todos os recursos tornam-se patrimônio comum de todos os habitantes, não de apenas uns poucos selecionados. A premissa sobre a qual esse sistema é baseado é a de que a Terra seja abundante em recursos; nossa prática de racionamento de recursos através de métodos monetários é irrelevante e contraproducente à nossa sobrevivência.

A sociedade moderna tem acesso à tecnologias de ponta e pode disponibilizar comida, vestimenta, moradia e assistência médica; atualizar nosso sistema educacional; e desenvolver um suprimento ilimitado de energia renovável e não-poluente. Através da provisão de uma economia projetada de forma eficiente, todos podem desfrutar de um elevadíssimo padrão de vida com todas as amenidades de uma sociedade altamente tecnológica.

Uma economia baseada em recursos usaria os recursos existentes da terra e do mar, o equipamento físico, indústrias etc. para engrandecer a vida de toda a população. Numa economia baseada em recursos no lugar de dinheiro, poderíamos facilmente produzir todas as necessidades biológicas e fornecer um elevado padrão de vida para todos.

Considere os seguintes exemplos: No início da Segunda Guerra Mundial os EUA tinha apenas cerca de 600 aviões de combate de primeira classe. Nós rapidamente superamos esse suprimento limitado ao produzirmos mais de 90 mil aeronaves por ano. A questão no início da Segunda Guerra Mundial era: "nós temos os fundos suficientes para produzir os utensílios de guerra precisos?". A resposta era: "não. Não possuímos dinheiro, nem ouro o bastante; mas temos recursos de sobra". Foram os recursos disponíveis que possibilitaram aos EUA que alcançassem a alta produção e eficiência precisos para vencer a guerra. Infelizmente, isso é somente considerado em tempos de guerra.

Numa economia baseada em recursos, todos as recursos são tidos como patrimônio comum a todas as pessoas do planeta Terra, de forma a eventualmente transcender a necessidade de fronteiras artificiais que separam as pessoas. Esse é o imperativo unificador.

Devemos enfatizar que esta abordagem para um governo global não tem absolutamente nada em comum com os presentes objetivos da elite de formar um governo mundial dirigida por ela e pelas grandes corporações. Nossa visão de globalização autoriza todas as pessoas do planeta a ser as melhores que puderem, não a viver sobre submissão abjeta de um corpo governamental corporativo.

Nossas propostas não só contribuiriam para o bem-estar das pessoas, como também forneceriam a informação necessária para que elas participem em qualquer área de sua competência. O sucesso seria medido pela satisfação das atividades individuais em vez da aquisição de riqueza, propriedade e poder.
No momento, temos recursos materiais suficientes para prover um altíssimo padrão de vida para todos os habitantes da Terra. Apenas quando a população excede a capacidade de sustentação da terra é que muitos problemas como a ganância, o crime e a violência emergem. Ao superarmos a escassez, a maioria dos crimes e até as prisões da sociedade de hoje não seriam mais necessários.

Uma economia baseada em recursos possibilitaria o uso da tecnologia para superar a escassez de recursos ao aplicar fontes renováveis de energia, informatizar e automatizar a manufatura e o inventário, projetar cidades seguras e energeticamente eficientes e sistemas avançados de transporte, providenciar um serviço de saúde universal e uma educação mais relevante e, sobretudo, ao gerar um novo sistema de incentivo baseado na preocupação humana e ambiental.

Muitas pessoas acreditam que hoje exista muita tecnologia no mundo, e que essa tecnologia é a principal causa de nossa poluição ambiental. Não é esse o caso. É o abuso e o desuso da tecnologia que deve ser a nossa principal preocupação. Numa sociedade mais humana, em vez de as máquinas substituírem as pessoas elas reduziriam a jornada de trabalho, aumentariam a disponibilidade de bens e serviços, e prolongariam o período de descanso. Se usarmos novas tecnologias para elevar o padrão de vida de todas as pessoas, então a infusão da tecnologia mecânica deixaria de ser uma ameaça.

Uma economia mundial baseada em recursos também envolveria esforços completos para o desenvolvimento de novas fontes de energia, limpas e renováveis: geotérmica; de fusão controlada; solar; fotoelétrica; eólica, das ondas e das marés; e até combustível dos oceanos. Nós eventualmente seríamos capazes de possuir energia em quantidade ilimitada que poderia impulsionar a civilização por milênios. Uma economia baseada em recursos também deve se comprometer com o replanejamento de nossas cidades, sistemas de transporte e indústrias, permitindo que eles sejam energeticamente eficientes, limpos, e que sirvam de forma conveniente às necessidades de todas as pessoas.

No que mais um economia baseada em recursos implicaria? A tecnologia, inteligente e eficientemente aplicada, economiza energia, reduz o desperdício e proporciona mais tempo livre. Com um inventário automatizado numa escala global, podemos manter um equilíbrio entre a produção e distribuição. Somente alimentos nutritivos e saudáveis estariam disponíveis e a obsolescência planejada seria desnecessária e inexistente numa economia baseada em recursos.

Ao nos livrarmos da necessidade de profissões baseadas no sistema monetário, como por exemplo advogados, banqueiros, vendedores de seguro, equipes de marketing e publicidade, vendedores e corretores de valores, uma quantidade considerável de desperdício será eliminada. Quantias respeitáveis de energia também seriam poupadas ao se eliminar a duplicação de produtos competitivos como ferramentas, talheres, panelas frigideiras e aspiradores de pó. É bom poder escolher. Mas no lugar de centenas de diferentes fábricas e toda a papelada e pessoal necessários à produção de produtos similares, apenas uma pequena parcela da mais alta qualidade seria necessária para servir à população inteira. Nossa única deficiência é a falta de pensamento criativo e inteligência em nós mesmos e nos nossos líderes eleitos para resolver esses problemas. O recurso mais valioso e inexplorado hoje é a engenhosidade humana.

Com a eliminação da dívida, o medo de se perder o emprego deixará de ser uma ameaça. Essa segurança, combinada à educação sobre como se relacionar com os outros de um modo muito mais significativo, poderiam reduzir consideravelmente tanto o estresse mental como o físico e deixar-nos livre para explorar e desenvolver nossas habilidades.

Se a ideia de se eliminar o dinheiro ainda incomoda você, considere isto: se um grupo de pessoas com ouro, diamantes e dinheiro ficassem presos em uma ilha desprovida de recursos como comida, ar e água limpos, a riqueza deles seria irrelevante a sua sobrevivência. Somente quando os recursos são escassos é que o dinheiro pode ser usado para controlar sua distribuição. Não se pode, por exemplo, vendar o ar que respiramos ou a água que flui abundante da nascente de uma montanha. Apesar do ar e da água serem valiosos, quando abundantes, eles não podem ser vendidos.

O dinheiro só é importante em uma sociedade quando certos recursos para a sobrevivência devem ser racionados e as pessoas aceitam o dinheiro como meio de troca para recursos escassos. O dinheiro é uma convenção social, um acordo por assim dizer. Ele não é um recurso natural nem representa um. Ele não é necessário à sobrevivência, a menos que tenhamos sido condicionados a aceitá-lo como tal.


DÚVIDAS FREQUENTES PARA COM O PROJETO

Quais são alguns dos efeitos prejudiciais do sistema monetário?
Existem muitas desvantagens de usar esse velho método de troca para bens e serviços. Nós iremos considerar aqui apenas alguns e deixar você aumentar esta lista por si mesmo.
O dinheiro é apenas uma interferência entre o que uma pessoa precisa e o que ela pode obter. Não é de dinheiro que as pessoas precisam, é de acesso aos recursos.
O uso de dinheiro resulta em estratificação social e elitismo baseados primeiramente em disparidades econômicas.
As pessoas não são iguais sem iguais poderes de compra.
A maioria das pessoas são escravas de empregos dos quais não gostam porque precisam de dinheiro.
Há uma tremenda corrupção, ganância, crime, fraude e muito mais por causa da necessidade de dinheiro.
A maioria das leis são decretadas em benefício das corporações, que tem dinheiro suficiente para praticar lobby, ou persuadir oficiais do governo a criarem leis que servem aos seus interesses.
Aqueles que controlam o poder aquisitivo possuem maior influência.
O dinheiro é usado para controlar o comportamento daqueles com poder de compra limitado.
Bens como alimentos são às vezes destruídos para manter os preços altos; quando as coisas são escassas os preços sobem.
Há um tremendo desperdício de material e abuso dos recursos disponíveis nas mudanças superficiais no design de produtos da moda todo ano a fim de se criar mercados contínuos para os fabricantes.
Há uma tremenda degradação ambiental devido ao custo elevado de métodos melhores de tratamento de lixo.
A Terra está sendo saqueada por lucro.
Os benefícios da tecnologia são somente distribuídos para aqueles com poder de compra suficiente.
E o mais importante, quando o fator principal da corporação é o lucro, as decisões em todas as áreas são feitas não em benefício das pessoas e do meio ambiente, mas primariamente para a aquisição de riqueza, propriedade e poder.

Não haveria resistência por parte dos ricos e poderosos?
Dizer que os ricos e poderosos resistiriam a tal sociedade em muitos casos é verdade, no entanto se eles continuarem a usar automação em suas indústrias, já que é necessário a fim de competirem, milhões de pessoas serão substituídas por máquinas. Isso não só inclui trabalhos em linha de montagem, mas também doutores, engenheiros, arquitetos e semelhantes. Enquanto eles perdem seu poder de compra por demissão ou por perda dos empregos, a própria indústria que depende deste dinheiro, agora inexistente, não poderá mais funcionar. Isto trará o fim do desgastado sistema monetário. Não é questão de eles desistirem de suas indústrias, mas a sua ganância as tornará obsoletas.
Somente quando a ciência e a tecnologia são usadas com preocupação humana em um mundo no qual os recursos da terra são declarados como bem comum de todos os povos da Terra é que podemos dizer verdadeiramente que existe vida inteligente em nosso planeta.

Como seria o colapso do sistema atual?
Governo e indústria continuarão a transferir cada vez mais a responsabilidade de tomar decisões às máquinas inteligentes. As máquinas de hoje lidam com trilhões de bits de informação por segundo, muito mais do que o alcançado por qualquer número de políticos ou pessoas da indústria que tomam decisões. Elas também podem reunir e designar informação em constante atualização.
O outro lado dessa tendência é que muitas pessoas serão substituídas; não teremos mais o poder de compra necessário para sustentar um sistema monetário que endivida a população e governos.
Conforme o antigo sistema monetário começa a dispensar mais e mais pessoas por conta de sua dependência em automação, essas pessoas deixarão de respeitar a autoridade da indústria. O padrão de vida em todas as nações industrializadas, o equilíbrio entre trabalho e interesse familiar, tornam-se impossíveis de ser mantidos para a maioria das pessoas dispensadas pela automação.
À medida que a inteligência artificial avança, máquinas serão cada vez mais usadas em tarefas de complexas decisões na indústria, governo e assuntos militares. Isto não significa uma dominação por máquinas. Será, no entanto, uma gradual transferência no processo de tomada de decisões para máquinas inteligentes como um próximo passo na evolução social.
Muitas pessoas acreditam que os líderes governamentais trazem mudanças com uma profunda preocupação com o bem-estar dos seus cidadãos. Isto está longe de ser verdade. As mudanças na sociedade não surgiram de alterações na educação ou no lar. Todos os sistemas de governo estabelecidos tendem a preservar e manter seus próprios interesses e continuação da sua base de poder.
As verdadeiras forças responsáveis pela mudança têm mais a ver com imprevistos, eventos externos ou pressões biossociais que alteram fisicamente o nosso ambiente social e estabelece regras. Por exemplo, a infusão de máquinas e processos que substituem as pessoas e eliminam os seus meios de ganhar a vida, efeitos naturais de seca, enchentes, tempestades e terremotos, catástrofes de oscilações econômicas causadas pelo homem ou ameaça de algumas nações hostis.

O que seria feito com as cidades antigas?
A maioria das cidades antigas seria demolida e seus recursos minerados. Elas são ineficientes demais para serem mantidas. Algumas cidades serão reservadas como cidades-museus.

Que tipo de mudança você espera na arquitetura?
Acabar com a poluição e o desperdício mantendo-se um elevado padrão de vida exigirá mudanças profundas no modo com planejamos as cidades e gerimos as relações humanas.
Embora alguns defendam a modificação das cidades existentes e gastem muito tempo e recursos tentando atualizá-las, eu considero tais tentativas inadequadas. A modificação trás consigo um alto preço em dólares e a sustentação dos recursos. Modificar e construir em cima do que temos significa apoiar a velha infraestrutura e os requisitos energéticos, um alto custo de operação e manutenção desta, ineficiência geral, e efeitos prejudiciais aos ocupantes. É menos custoso construir cidades novas da estaca zero do que restaurar e manter as antigas, da mesma forma que é mais eficiente usar métodos de produção modernos do que atualizar as fábricas obsoletas.
As cidades circulares multi-dimensionais e inovadoras que proponho usam os mais sofisticados recursos e técnicas de construção. O arranjo circular geometricamente elegante, cercado por parques e jardins, é projetado para operar com o mínimo de gasto de energia enquanto obtém o mais alto padrão de vida possível. A cidade usaria tecnologia totalmente limpa em harmonia com a ecologia local.
Quando vemos uma cidade como um bioma que cresce e se adapta, e requer energia, comida, água, sistemas de coleta e tratamento de lixo e artérias para o transporte de bens e de pessoas, nossas ideias sobre o espaço e a permanência mudam dramaticamente. Nossos atuais padrões de crescimento aleatórios refletem o espaço disponível e o acesso em vez do planejamento coesivo. Combinar elementos urbanos de um modo predeterminado conserva energia e provê acesso fácil a todas as porções da cidade. Os elementos prefabricados constituintes da cidade seriam projetados para permitir modificações quando necessárias. À medida que materiais mais novos surgem, o design da cidade pode ser continuamente melhorado, mantendo-se ao mesmo tempo novos progressos tecnológicos e estruturais, e os padrões humanos em evolução. Todos os sistemas seriam de natureza emergente e construídos para possibilitar a latitude máxima na acomodação de mudanças. Isso permitiria que a cidade funcionasse como um organismo em evolução integrado em vez de uma estrutura estática.
O projeto e desenvolvimento dessas novas cidades enfatizam a restauração e proteção do meio ambiente: a meu ver, a tecnologia sem preocupação humana não tem sentido.

Existe um custo preliminar desse tipo de complexo? Ele é mais barato ou não?
É muito menos custoso construir cidades sustentáveis inteiras, mesmo no sistema monetário de hoje, porque nós projetamos apenas um oitavo da cidade circular e a reproduzimos e por causa dos outros métodos eficientes de construção já mencionados.

Qual o papel da família?
Atualmente maridos e esposas trabalham. A economia monetária está desconstituindo o seio familiar e o cuidado às crianças. Os pais tem pouco tempo para passar com seus filhos e sofrem constante estresse por ter que pagar por remédios, seguros, educação e um estilo de vida cada vez mais caro.
Neste aspecto, esta nova civilização pode trazer grandes benefícios. Menos tempo com trabalho darão a oportunidade dos membros da família passarem mais tempo uns com os outros. O livre acesso aos bens e serviços farão do lar um lugar agradável, sem o estresse econômico que traz tanto sofrimento à família. "Quanto melhor a qualidade de vida das crianças mais rica é a vida e o futuro das nações". Jacques Fresco - On The Edge interview
As pessoas serão mais felizes neste tipo de sociedade? Talvez não seja felicidade o que procuramos. Felicidade é um conceito relativo à individualidade de cada um, existem infinitas maneiras de se alcançar este estado de espírito. Nós procuramos criar uma sociedade onde as pessoas sejam livres para escolher seu estilo de vida, atividades, desenvolver seus potenciais e perseguir sonhos sem a intervenção de um governo ou restrições financeiras.
Uma economia baseada em recursos providenciaria centros de arte, de música, de cinema, etc. e a oportunidade de pessoas retornarem a um ambiente educacional, permitindo que elas busquem seus interesses. Embora possamos nos sentir economicamente seguros, ainda enfrentaremos grandes desafios que nos incentivarão a usar nossa inteligência e criatividade.

Qual o enfoque dos profissionais que conduzirão essa nova sociedade?
Muitas das profissões comuns de hoje serão eventualmente extintas. Com o ritmo atual de mudanças, um grande número de ocupações se tornará obsoleto e desaparecerá. Numa sociedade que aplica uma abordagem sistêmica, estas profissões serão substituídas por times interdisciplinares – analistas de sistemas, programadores de computador, pesquisadores e todos que conectam o mundo numa vasta rede de comunicações.
Nós temos a habilidade e conhecimento para aplicar times interdisciplinares aos problemas. No entanto, apenas em tempos de guerra e emergências nacionais nós alocamos esses times para ajudar a encontrar uma solução para problemas sociais. Se mobilizarmos os mesmos recursos para os problemas sociais como fazemos em tempos de guerra, efeitos benéficos em grande escala podem ser alcançados em um curto período de tempo. Isso pode ser facilmente alcançado utilizando muitas de nossas universidades para formação de pessoal para melhor determinar os métodos alternativos para resolver esses problemas.
Esse caminho pode ser uma importante fase inicial para definir os parâmetros do futuro de toda civilização.
O processo de alterações sociais deve permitir a mudança de condições para continuamente atualizar os parâmetros do projeto e para a infusão de novas tecnologias em uma cultura emergente. Times projetistas utilizando computadores socialmente integrados podem ser automaticamente informados sobre qualquer mudança.

Haverá um governo?
Em relação à necessidade de um governo, haverá apenas durante a transição de uma sociedade monetária para uma economia computadorizada baseada em recursos. Seria necessário utilizar os serviços de analistas de sistemas, engenheiros, programadores de computador, etc. Eles não irão ditar as políticas ou ter qualquer outra vantagem em relação às outras pessoas. O trabalho deles será direcionar a restauração do meio-ambiente às condições naturais. Eles também irão planejar a maneira mais eficiente e econômica de gerenciar o transporte, agricultura, planejamento de cidades e produção. Eles também estarão sempre no processo de modificação e melhoramento para ajustar as necessidades de uma civilização em constante mudança. Não há fronteiras finais.

Era isso que comunismo defendia?
Embora Marx tenha sido um homem brilhante para a sua época, ele não previu os métodos e vantagens de uma economia baseada em recursos altamente tecnológica. O comunismo usou dinheiro e trabalho, teve estratificação social e oficiais eleitos para manter as tradições comunistas. Mais importante, o comunismo não eliminou a ESCASSEZ nem tinham um plano ou os métodos para a produção da abundância. A produção automática, em vez do trabalho, dominará o futuro. Talvez, não por culpa deles mesmos, também tiveram de manter enormes gastos militares para se protegerem da invasão de instituições fascistas e capitalistas.

Como esse sistema difere do comunismo, além do uso tecnológico?
O comunismo é um sistema político gerido por uma forma de ideologia, que não tem necessariamente relação com as necessidades humanas e ambientais. O comunismo usa dinheiro, bancos, exércitos, polícia, prisões, personalidades carismáticas, estratificação social e é administrado por líderes designados e usa doutrinação. O objetivo do Projeto Venus é superar a necessidade de dinheiro. A polícia, prisões, atividades bancárias, publicidade, corretores de títulos, exército e governo não seriam mais necessários quando os bens, serviços, assistência médica e educação estão disponíveis para todas as pessoas. O Projeto Venus substituiria os políticos com uma sociedade cibernetizada na qual todas as entidades físicas seriam o mais rápido possível geridas e operadas por sistemas computadorizados. A única área em que os computadores não operam ou administram é na vigilância dos seres humanos. Isso seria completamente desnecessário e considerado socialmente ofensivo. Uma sociedade que usa a tecnologia sem preocupação social não tem base de sobrevivência. O comunismo não tem nenhum plano ou metodologia para pôr em prática os seus ideias juntamente com o capitalismo, fascismo e socialismo irão no final das contas ficar na história como experimentos sociais que fracassaram. Uma das preocupação do comunismo é a condição de trabalho e a classe trabalhadora. As maiores preocupações do Projeto Venus são produzir bens usando mão-de-obra limitada e eventualmente eliminar o trabalho ao mesmo tempo em que concede às pessoas todas as amenidades de uma sociedade próspera e energética. Não é a nosso intenção produzir uma sociedade que não faça nada senão desfrutar do ócio. Ao contrário, as pessoas serão introduzidas a oportunidades ilimitadas para explorar, criar, participar e aprender.

Como isso difere do comunismo?
Embora o comunismo seja um sistema social muito mais humano que o que temos hoje, nós sentimos que difere consideravelmente da direção que nós defendemos. Embora Marx tenha oferecido uma direção nova e arrojada em sua época, esta deixa muito a desejar quanto ao que pode ser realizado com a tecnologia de hoje aplica com preocupação humana e ambiental.
O Projeto Venus oferece ciência e tecnologia a serviço da humanidade numa escala global e eventualmente ajuda a eliminar todas as fronteiras que separam as pessoas. O sistema não usa dinheiro e disponibiliza bens e serviços sem uma etiqueta de preço, dívida, troca ou servidão de qualquer tipo. Se usamos nossa tecnologia inteligentemente, podemos criar uma abundância de bens e serviços para o planeta inteiro. Nós usamos máquinas e automação para produzir e distribuir todos os produtos manufaturadas, os quais estarão disponíveis em centros de distribuição para todos. O propósito dessa alta tecnologia é libertar as pessoas para que elas possam ir atrás de seus próprios interesses e realizações.
Nós superaríamos a necessidade de participação humana na produção de bens e serviços. Não há nenhuma taxação ou obrigação de qualquer espécie. Defendemos a não existência de governo por sistemas humanos. Eles sempre se mostraram inadequados. Sistemas computadorizados e cibernética seria aplicado ao sistema social corresponde à capacidade de sustentação dos nossos recursos globais. O principal propósito das máquinas é a manufatura e distribuição de bens e serviços mantendo-se ao mesmo tempo um ambiente com serviços para todos e lucro para ninguém. Quando as pessoas tiverem acesso aos recursos, a maioria dos crimes desaparecerá. A necessidade de polícia, exército e prisões irá eventualmente sumir junto com eles. Claro, isso irá coincidir com as mudanças necessárias na educação. Espero que isso ajude a esclarecer alguns pontos. Nós entendemos que isso seja uma descrição simplificada de como ele difere do comunismo.


RESUMO

Bem resumidamente, o Projeto Venus é uma organização que propõe um plano factível de ação para a mudança social; um que trabalha por uma civilização global pacífica e sustentável. Ele delineia uma alternativa para lutar por uma situação na qual os direitos humanos não são proclamações em papéis, mas também um modo de vida.

O Projeto Venus apresenta uma visão não de como o mundo será, mas como ele pode ser se aplicarmos o que já sabemos a fim de alcançar uma nova civilização mundial sustentável. Ele clama por um replanejamento honesto de nossa cultura na qual os velhos problemas de guerras, pobreza, fome, dívida e sofrimento humano desnecessário são vistos não apenas como evitáveis, mas como totalmente inaceitáveis. Qualquer resultado inferior resultará numa continuação do mesmo catálogo de problemas encontrado no mundo de hoje.

O Projeto Venus apresenta uma visão alternativa para uma civilização mundial sustentável diferente de qualquer sistema político, econômico ou social que já tenha existido. Ele visiona um tempo no futuro próximo quando o dinheiro, a política, o interesse próprio e nacionalista foram deixados para trás. Embora essa visão possa parecer idealista, ela é baseada em anos de estudo e pesquisa experimental. Ela abarca o gambito da educação, transporte e fontes limpas de energia para sistemas urbanos completos.

Muitas pessoas acreditam que seja necessário um senso mais elevado de padrões éticos e ratificação de leis internacionais e tratados para garantir uma sociedade global sustentável. Mesmo se as pessoas mais éticas do mundo fossem eleitas ao cargo público, sem recursos suficientes nós continuaríamos com os mesmo problemas que temos hoje. Enquanto poucas nações controlarem a maioria dos recursos mundiais e o lucro for o ponto principal, o mesmo ciclo de eventos prevalecerá.

À medida que os desafios globais e a informação científica proliferam-se, as nações e as pessoas enfrentam ameaças comuns que transcendem as fronteiras nacionais. Superpopulação, falta de energia, aquecimento global, poluição ambiental, escassez de água, catástrofe atômica, o alastramento de doenças incontroláveis e o deslocamento tecnológico de pessoas por máquinas ameaçam cada um de nós. Embora muitas pessoas se dedicam a aliviar essas condições, nossos problemas sociais e ambientais permanecerão insuperáveis enquanto poucas nações poderosas e interesses financeiros controlarem e consumirem a maioria dos recursos mundiais e o sistema monetário predominar.

Se nós realmente quisermos pôr um fim nos atuais problemas internacionais e sociais, devemos declarar a Terra e todos os seus recursos como patrimônio comum a todas as pessoas do mundo.

A Terra é abundante em recursos. Nossa prática de racionamento de recursos através do controle monetário não é mais relevante e é contraprodutiva à nossa sobrevivência. Hoje temos tecnologias altamente avançadas, mas nosso sistema econômico e social não se adaptou às nossas capacidades tecnológicas. Nós poderíamos facilmente criar um mundo da abundância para todos, livre da servidão e da dívida e baseada na capacidade de sustentação dos recursos terrestres. Com a aplicação inteligente e humana da ciência e da tecnologia, os habitantes do planeta Terra podem juntos conduzir e moldar o futuro enquanto protegem o meio ambiente. Não temos dinheiro o bastante para alcançar esses fins, mas temos recursos de sobra. É por isso que defendemos uma economia baseada em recursos.


JACQUE FRESCO

Jacque Fresco é um autodidata, projetista industrial, um engenheiro social, um escritor, um professor, um futurologista, um inventor, e trabalhou como um projectista e inventor numa grande variedade de áreas desde inovações bio-médicas a sistemas sociais totalmente integrados. Ele acredita que suas idéias irão beneficiar o maior número de pessoas e diz que algumas de suas ideias vem dos anos de sua formação durante a Grande Depressão.


MOVIMENTO ZEITGEIST

O Movimento Zeitgeist trabalhou com o Projecto Vénus como uma rede activista no entanto Movimento Zeitgeist e Projecto Vénus separaram-se formalmente em Abril 2011.

O Projecto Vênus aparece no filme Zeitgeist: Addendum(em inglês), e em Zeitgeist Movement Orientation Presentation, como uma possível solução para os problemas descritos no filme.


REFERÊNCIAS E FONTES