terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O Suicídio, segundo o Espiritismo

Acordei hoje com uma triste notícia: a morte da jovem Michele Santos, de 25 anos, esposa do meu amigo Deda Lobo, candidato a vereador por Piaçabuçu. O corpo foi encontrado pendurado em uma árvore com uma corda no pescoço. Ela deixou uma carta, avisando que estava passando por depressão e pedindo perdão a Deus e aos pais. As informações foram tiradas do Portal Boa Informação.

Não conhecia a jovem, mas fico sentido pelo sofrimento que ela gerou para ela mesma e para os entes e amigos. Como a morte do corpo não muda ninguém, acredito que ela esteja passando por um momento difícil, já que percebeu que não morreu o espírito é eterno) e a tentativa de se livrar do problema gerou outro mais grave, pois precisará resgatar essa ação contra sua própria vida, o que é infração as leis de Deus. Peço muito a Deus que envie os Seus mensageiros para guiá-la nesse momento, além de consolo para a família.

Mas, qual a opinião do Espiritismo sobre o suicídio? A doutrina dos Espíritos diz que é uma visão material e falta de confiança em Deus e no futuro. O Evangelho Segundo o Espiritismo afirma que quem tem esperança em dias melhores enche-se de paciência e, quem não crer na eternidade, julga que, com a vida, tudo se acaba. “A simples dúvida sobre o futuro e as ideias materialistas levam ao suicídio, que é uma covardia moral. A doutrina materialista é um veneno, levando a assumirmos tremenda responsabilidade”, afirma Allan Kardec. Lembrando que suicídio não é só atirar na cabeça ou se enforcar, quem fuma, por exemplo, sabe que o cigarro faz mal e mata, ele será considerado um suicida involuntário.

O desgosto pela vida vem da ociosidade, da falta de fé e esperança na vida futura, e da satisfação da plena vontade. Tentar escapar das decepções mostra pobreza de espírito, falta de coragem de suportar frustrações, geralmente fruto das más escolhas que fez. O arrependimento sincero traz perdão, mas a reparação é inevitável, tendo como consequência o prolongamento da perturbação espiritual e a ilusão que, durante tempo mais ou menos longo, faz o espírito acreditar que ainda está vivo, sentindo alguns sentidos da matéria, tentando falar com as pessoas e não sendo ouvido e nem percebido, etc.

Perispírito
Não podemos deixar de lado a sintonia de pensamento, que atrai pessoas e situações semelhantes. Pensar em suicídio, atraímos espíritos que incentivam a cometer o crime por simples prazer em ver o próximo igual a eles, infelizes. Esses seres espirituais inferiores são os obsessores. Mas eles só ficam do lado de quem prefere continuar escutando, obedecendo. Essa companhia depende de cada um, com suas escolhas de pensamento. A religião bem vivida, independente de qual seja, muda nossa vibração, atraindo espíritos bons.

Aconselho a família e amigos de Michele, e todas as pessoas que perderam entes queridos, que façam o culto do evangelho no lar. Se reunindo uma vez por semana (ou individual), fazendo uma prece inicial pedindo proteção, lendo um texto com mensagem moral, fazendo um breve comentário e fazendo a prece final pedindo paz. Assim, atrairemos, com o poder da oração, espíritos bons, além de podermos ajudar os desencarnados que vagam por ai. Essas orações são recebidas, pela transmissão do pensamento positivo, pelas pessoas que amamos, de um modo especial Mariana, que irá precisar muito da nossa ajuda. Muita paz! 

Hugo Minas
Jornalista



2 comentários:

  1. muito boa essa matéria... explicando que as mazelas não terminam com a morte carnal... o corpo espiritual continua...

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa matéria,pois tinha muitas perguntas sobre isso.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'