sábado, 30 de julho de 2011

Caso de Possível Abdução ainda é Mistério

Este é um vídeo que já circula na Internet por algum tempo, mas desta vez está disponibilizado com dublagem em português.

Certamente, se não foi uma armação, e não há prova alguma de que tenha sido, este é um caso que merece nossa atenção.

Assista:




Anomalias Encontradas em Marte através do Google Mars

Vale a pena ver este vídeo, postado no youtube por mundodesconecido


A Farsa do Flúor

A Farsa do Flúor, uma entrevista com o autor, Christopher Bryson, do livro com o mesmo nome do filme, demonstra que o fluoreto usado em nossa água é uma substância altamente tóxica e que até nas concentrações usadas na água, produz doenças físicas, limita nossa inteligência e reduz nosso nível de energia. Por isso, o uso de água fluoretada está proibido em todos os países da Europa com exceção da Irlanda e existe um forte movimento Internacional para educar a população e eliminar o fluoreto das nossas torneiras.

O autor resume a história do uso da água fluoretada e como isso foi o projeto da indústria norte-americana junto com o governo dos EUA para evitar ou ganhar processos na justiça das pessoas ou das famílias das pessoas que trabalhavam em ou moravam ao redor das suas fábricas. A idéia era, desde o inicio, enganar o público norte-americano, através de pesquisas com resultados distorcidos e propaganda manipuladora, para fazê-lo pensar que o fluoreto é uma espécie de nutriente essencial a prevenir caries e que conseqüentemente o uso do flúor e seus compostos é seguro na indústria e nas fábricas que produzem armas nucleares.

O filme ilustra os casos de alguns cientistas cujas carreiras foram estragadas por ousar apresentar pesquisas sérias questionando o uso de água fluoretada. É um chamado, não somente para mobilizarmos para tirar o fluoreto da nossa água, mas para entender a estrutura da dominação da ciência e da mídia típica, que não permitem a disseminação dessa informação sobre o uso de fluor. Você pode comprar o livro (em inglês) aqui. Assista a seguir as três partes deste documentário revelador:

Ficha Técnica:
Título Original: The Fluoride Deception
Gênero: Documentário
País: EUA
Ano: 2004
Duração: 29 min.
Produção: Fluoride Action Network

Parte 1/3

Parte 2/3


Parte 3/3


Se preferir você pode também fazer o download do filme

Fontes:
www.anovaordemmundial.com
Blog Cine Aprendizagem
Produção: Fluoride Action Network


Geomancia

A Geomancia é um dos oráculos mais antigos existentes. Suas origens remontam à África, embora tenham MUITAS semelhanças com o I-Ching chinês. O próprio Jesus Cristo (Yeshua) é retratado em diversos Apócrifos como tendo “escrito nas areias” antes de responder aos questionamentos de alguns homens que o procuravam. Como Essênio, é muito claro que ele era também um Mestre de Geomancia.

Da Geomancia originaram-se os Ifás e as Runas; e de seus estudos aprofundados com a Kabbalah e o Livro de Toth, os mamelucos desenvolveram no Egito o “Tarock Mamluk”, que posteriormente deu origem às 78 lâminas do Tarot.

O princípio pela qual este oráculo funciona é relativamente simples. O consulente entra em um estado alterado de consciência (recomendo o exercício da Vela, que já postei aqui no Blog, para exercitar este estado do “não-pensar” necessário em diversos exercícios esotéricos) e vai traçando pontos sobre um papel (ou fazendo marcas na areia com um bastão).

Faz quantos pontos quanto sentir necessários, sem contar, passando para a linha seguinte, e repetindo o procedimento por 4 vezes, até formar quatro linhas de pontos.

Quando sair da meditação sobre o problema, o consulente vai riscando os pares de pontos em cada linha, até chegar a uma última fileira apenas, que terá 1 ou 2 pontos.

Estas combinações fazem 16 tipos de imagens possíveis, exemplificadas no desenho que abre este tópico.

As combinações estão ligadas diretamente aos Planetas da alquimia, e por correspondência, aos Planetas e Signos da Astrologia. Assim sendo, temos Sol (Fortuna Major e Fortuna Minor), Lua (Populus e Via), Mercúrio (Albus e Conjuntio), Vênus (Puella e Amissio), Marte (Puer e Rubeus), Jupiter (Acquisitio e Laetitia), Saturno (Tristitia e Carcer) e o Dragão, representando a própria Árvore da Vida (Caput Draconis e Cauda Draconis).

São Elas:

Via (1-1-1-1), Destino, indecisão, situação sem escolhas, …
Cauda Draconis (1-1-1-2), A Má Orientação, mau conselho, más companhias, engano, …
Puer (1-1-2-1), A Dificuldade, menino, situação complicada, …
Fortuna Minor (1-1-2-2), Pouca Sorte, crescimento material, …
Puela (1-2-1-1), Coisas fáceis, menina, situação de simples resolução, …
Amissio (1-2-1-2), O Prejuizo, perda, queda, …
Carcer (1-2-2-1), Caminhos Fechados, perda da liberdade, etar presso a um situação ou a pessoas, situação pouco favorável, …
Laetitia (1-2-2-2), A Satisfação, coisas boas, alegria, …
Caput Draconis (2-1-1-1), A Boa Orientação, bom conselho, bons contatos, boa dica, …
Conjunctio (2-1-1-2), Caminhos Abertos, receber ajuda de pessoas, liberdade, boas possibilidades, …
Acquisito (2-1-2-1), O Lucro, ganho, vantagem, …
Rubeus (2-1-2-2), A Revolta, briga, guerra, stress, confusão …
Fortuna Major (2-2-1-1), Muita Sorte, crescimento espiritual, …
Albus (2-2-1-2), A Aceitação, paz, tranquilidade, …
Tristitia (2-2-2-1), A Insatisfação, coisas ruins, tristeza, …
Populus (2-2-2-2), Banalidade, pessoas, fofoca, influência de pessoas externas, …

Os traços eram feitos para quatro aspectos da vida do Consulente: Fogo (tratando de questões espirituais), Água (tratando de questões emocionais), Ar (tratando de questões intelectuais) e Terra (tratando de questões materiais) e a combinação de todas as 16 linhas dá ao consulente uma visão clara de como estãos as luzes astrais ao seu redor no momento da consulta.

É um mecanismo simples e muito prático, que pode ser consultado em qualquer local e originou praticamente todos os Oráculos conhecidos. Para dominá-lo, é necessário ter bons conhecimentos sobre Astrologia Hermética e Kabbalah.



History Channel - O Início da Corrupção no Brasil

Agora você pode entender o porquê da corrupção ser institucionalizada no Brasil. Grande passo do History Channel, que já tinha meu respeito, agora então...




History Channel - Rouba, mas faz (Ademar de Barros)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Imagem de Maria chora diante das câmeras

Imagem da Virgem Maria em um quadro, chora diante das câmeras, em Monterrey/México. As lágrimas brotam através do vidro. Impressionante e um mistério... por enquanto.

Os Mistérios dos Oceanos

O Oceano é cheio de mistérios. Humanidade tradicionalmente tem medo dele e prefere admirá-lo da costa. Mas há lugares no Oceano onde o sentido de medo ultrapassa os limites. Aviões, navios e tripulações a desaparecem nesses lugares sem deixar vestígios. Há também redemoinhos de importância global e local, ondas gigantes e misteriosos círculos luminosos na água ... Há uma zona no Oceano, onde todos os fenômenos existem de uma vez.


1. Triângulo das Bermudas

A zona do Triângulo das Bermudas é aproximadamente de um milhão de quilômetros quadrados. O triângulo se espalha a partir da Flórida para as ilhas Bermudas, em seguida, para Porto Rico e volta para a Flórida através de Baamas. As informações sobre misteriosos desaparecimentos de navios e aviões na área surgiram nos finais dos anos 1940. Um grupo de cinco aviões bombardeiros Avenger não retornou para a base em 05 de dezembro de 1945. Os pilotos só conseguiram comunicar que estavam completamente desorientados e entrando na "água branca". Um hidroavião foi enviado para resgatar a tripulação, mas desapareceu também. Cerca de 50 embarcações e aeronaves desapareceram no triângulo nos 50 anos. No entanto, o triângulo "perdeu o seu apetite" no meio da década de 1980.

Vôo 19, desaparecido em 1945 sobre o Triângulo
Desde entao, muitas teorias - pseudocientíficas, paranormais e ufológicas - foram analisadas em uma tentativa de explicar o misterioso fenômeno. A teoria mais confiável foi apresentada por Joseph Monaghan da Univercidade Monash da Austrália. Em 2003, o cientista publicou um artigo no American Journal of Physics intitulado "Poderia uma bolha de metano absorver navio?" O pesquisador descreveu os experimentos e mostrou por simulação que é possível. Sua teoria foi apoiada por muitos outros cientistas. De acordo com Monaghan, bolhas enormes podem entrar em erupção a partir de depósitos submarinos de metano sólido, conhecidos como hidratos de gás.

O gás inodoro metano, encontrado em pântanos e minas, se torna sólido sob as enormes pressões encontradas no fundo do mar profundo. Os depósitos de metano sólido podem desprender-se e tornar-se gasosos à medida que sobem, criando bolhas na superfície, segundo a agência AP. O gás, quando concentrado na superfície, pode provocar avarias no funcionamento de equipamentos eletrônicos a bordo de aeronaves e navios. Navios podem afundar-se em tais lugares por causa da súbita redução da densidade da água.

Outro fenômeno das Bermudas é o chamado Navio Fantasma (Flying Dutchman) - o desaparecimento inexplicável das tripulações de navios. Muito provavelmente, a razão para tais incidentes é a infra-som (que é mortífera para ser humano de uma frequência por volta de 8-12 hertz). Alguns cientistas acreditam que a infra- som é criada por bolhas de gás à medida que sobem para a superfície. As vibrações provocadas entram na ressonância perigosa com coração e vasos sanguíneos e provocam ataque de pânico. É possível que os marinheiros, abraçados em medo e pânico, tenham pulado ao mar numa tentativa de se livrar do horrível sentimento.

No entanto, não há nenhuma teoria geral para explicar, porquê o Triângulo das Bermudas parou de devorar navios e aviões no meio da década de 1980. Lawrence David Kusche, o autor de "O Mistério do Triângulo das Bermudas - Solucionado ", disse que não havia nada de misterioso. De acordo com Kusche, o mistério não existe - foi simplesmente inventado.

Kusche abordou o problema a sério. Estudou os arquivos das companhias de seguro, relatórios da guarda costeira, relatórios de investigação, etc. No entanto, o título triste do Triângulo das Bermudas como o lugar mais misterioso do Oceano é justificado por várias peculiaridades. Esta é uma das duas zonas da Terra (a segunda é conhecida como o Mar do Diabo), onde a bússola magnética aponta para o real pôlo, em vez do que o sul-norte magnético.

O que é mais, as naves espaciais registram desvios consideráveis de gravidade da terra nesta área. A gravidade no Triângulo das Bermudas é mais forte do que em qualquer outro lugar do mundo, o que provoca a formação da Corrente do Golfo e seu movimento para norte da Europa.

Quanto à redução do número das catástrofes misteriosas, muitos explicam este fenômeno com a prática da navegação GPS e outras parecidas. Além disso, o equipamento dos aviões e navios tem se tornado muito mais avançado tecnologicamente durante últimos anos.


2. Mar dos Sargaços

Muitas pessoas confundem o Mar dos Sargaços com o Triângulo das Bermudas. O mar está situado ao sul-leste do triângulo. Além disso, muitas pessoas estão tentando encontrar solução para os mistérios do Triângulo no Mar dos Sargaços. No entanto, o mar está localizado no centro do Oceano Atlântico. Há uma certa peculiaridade para que o mar fosse chamado assim. Correntes oceânicas movimentam-se aqui no sentido horário. Um monte da alga sargaço e basura da origem antropológica acumula -se na área definida.

O mar neste lugar consiste em si um redemoinho gigante que tem suas próprias leis da vida. A temperatura da água dentro é muito maior do que do lado de fora dela. Pode-se também ver miragens milagrosas, parece, por exemplo, que o sol nasça no leste e no oeste, ao mesmo tempo.Richard Silvestre, da Universidade da Austrália Ocidental sugeriu que o redemoinho gigante do Mar dos Sargaços seja uma centrífuga, que cria redemoinhos menores atingindo a área do Triângulo das Bermudas. Estes causam redemoinhos mini-ciclones no ar. Os ciclones continuam o movimento em espiral de água, a partir do qual eles aparecem, e podem, assim, provocar acidentes de aeronaves de pequeno tamanho.


3. Mar do Diabo

É uma região do Pacífico em torno da ilha Miyake , de cerca de 100 km ao sul de Tóquio. Este "irmão mais novo" do Triângulo das Bermudas não se encontra em qualquer mapa, mas marinheiros preferem manter distância da região. Tempestades podem começar por aí de nada e desaparecem da mesma forma que começou. Baleias, golfinhos e até pássaros não se vêem nesta área. Nove navios desapareceram na região nos cinco anos no início da década de 1950. O mais famoso desses incidentes é o desaparecimento de Kaiyo Maru n º 5, uma embarcação de pesquisa japonesa.

Esta é uma região sismicamente muito ativa. O fundo do mar está se movendo constantemente, ilhas vulcânicas aparecem e desaparecem em uma base regular. Portanto, vários naufrágios podem ser causadas por erros de navegação. Mas o principal motivo é mais prosaico - é uma atividade ciclônica extremamente ativa. É aqui que se enfurecem ciclones tropicais e tufões originários de diferentes partes do Oceano Pacífico ocidental, o Mar da China Meridional, ao largo da Marianas e as Ilhas Filipinas. As trajetórias da maioria deles passam pelo Mar do Diabo.


4.Cabo da Boa Esperança

Esta área da costa da África do Sul também é conhecida como o Cabo das Tormentas. Uma grande quantidade de navios têm destruído aqui passadas centenas de anos. A maioria dos naufrágios ocorreu devido ao mau tempo, mas alem disso às ondas chamadas de assassinas ou de freak-wave. Os cientistas também chamam-nos de ondas solitárias. Atingem de até 30 metros de altura e são formados por duas ondas coerentes, altura delas é igual a daquelas duas. Elas não mudam da sua forma durante o processo de distribuição a partir da propagação e podem viajar a longas distâncias sem perder energia. Antes de tais ondas são formadas cavidades da mesma profundidade. No Oceano há outras áreas onde as ondas assassinas são registrados, mas a área perto do Cabo da Boa Esperança é a mais sanguinária.






5.Parte oriental do Oceano Índico e no Golfo Pérsico

Esta área é conhecida por um fenômeno muito impressionante e misterioso - gigantes círculos luminosos girando sobre a superfície da água. Oceanólogo alemão Kurt Kahle acredita que os círculos luminosos no oceano aparecem como resultado de terremotos submarinos, o que resulta na luminescência de plâncton. Enquanto esse impacto ocorre de forma seletiva, seja criada a ilusão de roda a movimentar. Esta hipótese tem recebido críticas, porque é incapaz de explicar a lógica na transformação dos círculos luminosos. A ciência moderna não é capaz de explicar a forma exata rodada dos objetos. Os cientistas não conseguem explicar os raios que saem de um centro, nem podem dizer nada razoável para explicar a velocidade da circulação. A versão de UFO parece ser a principal neste caso.


6. Redemoinho Maelström

Este redemoinho não tem a importância planetária como o redemoinho do Mar dos Sargaços. No entanto, os marinheiros conhecem dezenas de histórias sobre o fenômeno surpreendente. É um redemoinho que acontece duas vezes por dia, na parte ocidental do fiorde West Bay no Mar da Noruega ao largo da costa noroeste da Noruega. Seu nome é conhecido a partir de uma história de Edgar Allan Poe "Um descenso a Maelström" ("A Descent into the Maelström"), na qual o próprio autor desempenhou o papel de narrador, combatendo as forças da Natureza. No centro da cratera, existe a depressão a dezenas de metros abaixo do nível do mar. Pelas estimativas de oceanógrafos, o vórtice de energia é dez vezes maior do fluxo de energia normal.
E a coisa mais estranha - uma vez a cada cem dias redemoinho muda da sua direção. Em condições ideais, Maelström gira-se em sentido anti-horário no Hemisfério Norte e no sentido horário - no Sul, devido à rotação da Terra. No entanto, topografia local e as condições hidrográficas, muitas vezes ganham este padrão. São o encontro oposto dos correntes de maré ou no mar, os ventos, a presença de rochas e recifes, fundo irregular, encostas naturais, o efeito da gravidade, ou uma combinação desses elementos.

Lyubov Lyulko

Fonte: Pravda.Ru



quinta-feira, 28 de julho de 2011

Earthlings (Terráqueos) - Legendado em Português

Saiba a verdade!

Não vire as costas, não feche os olhos, não tape os ouvidos! Não finja que está tudo bem. Agindo assim você está sendo negligente e o negligente é tão responsável quanto quem faz.

Está na hora de assumirmos uma postura consciente e agirmos como seres responsáveis.

TERRÁQUEOS (Earthlings) é um filme-documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em relação aos animais (para estimação, alimentação, vestuário, diversão e desenvolvimento científico), mas também ilustra nosso completo desrespeito para com os assim chamados "provedores não-humanos". Este filme é narrado por Joaquin Phoenix (GLADIADOR) e possui trilha sonora composta pelo artista Moby.

Com um profundo estudo dentro das pet-shops, criatórios de filhotes e abrigos de animais, bem como em fazendas industriais, no comércio de couro e peles, indústria de esporte e entreterimento, e finalmente na carreira médica e científica, TERRÁQUEOS usa câmeras escondidas e filmagens inéditas para narrar as práticas diárias de algumas das maiores indústrias do mundo, as quais dependem de animais para lucrar. Impactante, informativo e provocando reflexões, TERRÁQUEOS é de longe o mais completo documentário jamais produzido sobre a conexão entre natureza, animais, e interesses econômicos. Há vários filmes importantes sobre os direitos dos animais, mas este supera os demais.

TERRÁQUEOS tem que ser assistido.


As Corporações - A Verdade!

Saiba a verdade que ninguém quer que você tenha acesso. É hora de despertar! Saiba o que as corporações estão fazendo com seu mundo, com sua vida, com sua mente.


Zeitgeist 2: Addendum

O segundo melhor documentário de todos os tempos!


Zeitgeist

O melhor documentário de todos os tempos!


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Impostômetro ao Vivo!

Arqueólogos Enciumados Resistem à Descoberta nos Açores

Supostos monumentos funerários localizados no Monte Brasil 
obrigariam a rever a história do arquipélago. 
Diferentes especialistas duvidam, porém, 
da autenticidade da tese apresentada.

Fantasia "ao estilo Indiana Jones" dizem uns; falta de conhecimento
e inveja, diz Nuno Ribeiro (Rui Gaudêncio)
Não existe um consenso em relação à descoberta dos novos sítios arqueológicos no Monte Brasil, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, Açores. A descoberta foi anunciada na passada quinta-feira pelos arqueólogos Nuno Ribeiro e Anabela Joaquinito, da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA). A Direcção Regional da Cultura dos Açores (DRCA), entidade que regulamenta a actividade arqueológica no arquipélago, não reconhece a descoberta e os especialistas na área não acreditam que existam no Monte Brasil monumentos e santuários do tipo hipogeu, do século IV a.C.

"Em primeiro lugar, não podemos sequer falar de uma descoberta ou um achado. Ninguém descobriu nada agora, aquelas estruturas escavadas na rocha já existem há muitíssimos anos. Diz a história e os documentos que aquelas grutas foram estruturas de apoio militar, propositadamente criadas para aquele efeito. Não tenho nenhuma razão para acreditar que aquilo seja outra coisa", diz ao PÚBLICO Francisco Maduro Dias, presidente do Instituto Histórico da Ilha Terceira, explicando que durante a II Guerra Mundial aquele era um sítio de abrigo e de apoio das tropas portuguesas.

Porém, Nuno Ribeiro, o arqueólogo responsável pelo projecto da APIA, tem a certeza do seu achado. "Aquilo que vimos são estruturas impressionantes, verdadeiros túmulos. No século XV não era esta a forma de construção utilizada. São grandes templos escavados dentro de monumentos do tipo hipogeu [monumentos funerários subterrâneos], de grandes dimensões, muito bem conservados. Pela planta dos monumentos, pela simbologia e pelo contexto, podemos afirmar que são monumentos com cerca de 2500 anos." O arqueólogo diz que ainda não foram feitos quaisquer trabalhos de investigação no sítio, tendo para já apenas recorrido ao método comparativo, em algumas "viagens de recreio", através da observação do espaço e da comparação com complexos arqueológicos semelhantes.

"Aquilo são grutas. Quando há uma ocupação humana, há sempre vestígios que ela deixa. Aqui não há nada. Como é que se pode afirmar isto? Não existem meios que sustentem a existência humana [nas ilhas] antes dos portugueses", comentou o investigador Monge Soares, actualmente no Instituto Tecnológico e Nuclear, em Sacavém. Ideia igualmente partilhada por Ana Arruda, arqueóloga e professora na Faculdade de Letras de Lisboa. "Para haver mortos, teria de haver vivos, ou seja, teriam de existir espaços arqueológicos que provassem a vida, e isso não há", disse a académica, argumentando que se existem evidências de túmulos e santuários, teria de haver provas da existência de pessoas que prestassem culto. Com esta descoberta, a história do povoamento do arquipélago - que, de acordo com as fontes históricas e científicas, ocorreu apenas no século XV - teria de ser revisto. "Eu tenho as maiores reservas em aceitar isto. É preciso apresentar dados arqueológicos que provem isso e até agora não foi feito. Com esta evidência arqueológica, parece-me tudo fantasia."

Fantasia "ao estilo de Indiana Jones" foi como o Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea definiu esta notícia, acusando a APIA de falta de "validação científica". A instituição escreveu em comunicado que as descobertas são "meramente sensacionalistas e ao gosto de filmografia de Indiana Jones. Descredibilizam, mormente, a classe arqueológica, que se deve mover com dados fundamentados e com rigor na interpretação e na análise do passado".

Também o presidente da Associação Portuguesa de Arqueólogos, José Arnaut, defende uma comprovação científica dos factos. "Em arqueologia tudo é possível se for devidamente comprovado", refere. "Há muita especulação em relação a estas questões, de tempos em tempos surgem afirmações assim, mas não basta dizer. Na prática, é preciso ser comprovado por especialistas nas áreas, através de métodos científicos específicos."

Numa primeira fase, o projecto da APIA não foi aprovado pela DRCA, por falta de verbas, segundo Nuno Ribeiro. Mas o director regional Jorge Augusto Paulus Bruno considerou "irregular a apresentação pública de resultados e conclusões sobre eventuais sítios arqueológicos no Monte Brasil referentes a ocupações humanas anteriores ao povoamento português". Via email, o responsável explicou que "a associação APIA nunca apresentou até à data qualquer pedido formal de autorização de realização de prospecções". Em relação ao achado, Paulus Bruno partilha da mesma opinião que os arqueólogos: "Falta de comprovação científica".Nuno Ribeiro combate as críticas falando em falta de conhecimento do espaço e possíveis invejas, prometendo que em Setembro, altura em que apresentará as descobertas no congresso SEAC 2011, em Évora, anunciará novidades que provarão que tem razão.



segunda-feira, 25 de julho de 2011

Suposto OVNI em SP não convence especialistas

Objeto voador dá o que falar em SP, mas não convence especialistas.
O suposto objeto voador não identificado impressionou até quem observou a olho nu. Quem estuda fenômenos como esse não levou muito a sério.




Uma história curiosa que intrigou os paulistas nesse fim de semana: um objeto voador não identificado iluminou o céu. Todo mundo conseguia ver, mas ninguém sabia dizer o que era esse objeto.

Muita gente começou a achar que era uma nave espacial vinda de outro planeta e passou o fim de semana de olho no céu. Esse fenômeno incendiou as imaginações, mas não convenceu os cientistas.

Foi melhor que balada de sábado à noite. Embu das Artes, no interior paulista, olhou para o céu. No alto, desde o fim da tarde um objeto estranho e luminoso não parava de girar. "Um óvni. Não é desse mundo”, comentou um jovem.

"É um disco voador. Certeza absoluta. Eu vi na luneta", conta o manobrista Roberto Rechemback. "Eu acho que deve ser um tipo de satélite", especula o policial militar Aleixo André Manuel Neto.

Imagens feitas pelo repórter cinematográfico Davi de Almeida foram captadas com zoom, um recurso que amplia até 44 vezes o tamanho do que está sendo gravado. O suposto objeto voador não identificado impressionou até quem observou a olho nu.

Apesar da sensação causada em Embu das Artes, a Aeronáutica informou que seus radares não registraram nada de diferente nos céus paulistas na madrugada de sábado (23) para domingo (25). Também nenhum piloto emitiu sinal de alerta. Até quem estuda fenômenos como esse não levou muito a sério.

A suspeita de nave espacial foi descartada pelo astrofísico Annibal Hetem, que dá aulas de Engenharia Espacial. “Para ser uma nave teria que ter um sistema de propulsão para se manter no ar e que este objeto não tem. Deve ser uma pipa muito bonita”, afirma Annibal.

Para o astrônomo amador e engenheiro Tasso Napoleão, caçador de estrelas, não tem nada de extraterrestre no objeto. "É um artefato feito pelo homem, provavelmente um balão, talvez um dispositivo de propaganda por alguns motivos. Ele não se desloca no céu em nenhuma direção. Ele fica girando e claramente está sob a ação do vento, balançando", aponta.

O ufólogo Claudeir Covo, estudioso de discos voadores, também acredita em trapaça e arrisca até a dizer como os marcianos voltaram para casa. "Desligaram a bateria no chão. Puxaram de volta para o chão, esvaziaram o balão, botaram no bolso e foram embora", explica.

Os moradores de Embu dizem que os objetos estranhos começaram a aparecer em fevereiro. Primeiro eram triangulares e agora são redondos. Parece que alguém muito criativo decidiu chamar a atenção na cidade.




domingo, 24 de julho de 2011

sábado, 23 de julho de 2011

Agricultor Brasileiro diz manter Contato com Extraterrestres

O Agricultor Alcindo Savaris de Linha Rancho Grande, uma comunidade no interior do município de Ouro, Meio-Oeste de Santa Catarina, afirma estar tendo contato com alienígenas e é o personagem principal do documentário “Entre Mundos”. O vídeo com duração de 10 minutos foi produzido pelo jornalista Marcelo Santos e por Paulo Ricardo dos Santos, professor de cinema da Unoesc Joaçaba.

De acordo com a fonte original da notícia, radioalinca.com.br, o agricultor tem sido o protagonista de fatos misteriosos e em junho passado recebeu um grupo de estudiosos de Minas Gerais à procura de informações. Na feita, a equipe de produção do “Entre Mundos” acompanhou o trabalho “in loco” e mostra detalhes no vídeo.

Uma equipe de jornalismo teve acesso ao local onde está sendo construído o ‘portal’ para contato com os ETs e que, de acordo com o Alcindo Savaris, vai também possibilitar acesso a outra dimensão.

Este documentário que foi produzido ao longo dos últimos dois meses, mostra também algumas opiniões sobre o caso de estudiosos que lá estiveram.

Assista o vídeo:


Fonte do vídeo: MarceloSantos20091
Fonte da notícia: http://www.radioalianca.com.br
Fonte geral: http://ovnihoje.com

Descoberta Arqueológica nos Açores Criam Polêmica - Atlântida?

FI - Depois dos controversos achados no início da década de 1970, nas regiões das Bahamas e Bimini, agora parece que mais uma pista gigantesca leva em direção a mais que mitológica Atlântida. Até quando o assunto será relegado à chacota? As provas estão aí e basta começarem a exercer o papel de verdadeiros representantes da Ciência e começarem a investigar. Enquanto não abrirem mão das próprias vaidades, fica difícil falarem com clareza, a língua da Ciência. Nunca se levam a cabo pesquisas sérias em busca de respostas e confirmações. Os muros e lages de uma cidade submersa continuam abandonadas no fundo do raso mar das Bahamas e Bimini até hoje.

Leia a matéria.


Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea refuta achados 
de monumentos cartagineses com milhares de anos em Angra do Heroísmo, 
nos Açores, que foram anunciados por arqueólogos esta semana.

Sítios arqueológicos no Monte Brasil, em Angra do Heroísmo.

O conselho científico do Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea (CEAM) afirmou hoje que as conclusões sobre achados de monumentos com milhares de anos nos Açores são "extemporâneas" e constituem "sensacionalismo à Indiana Jones".

Este organismo esteve reunido hoje no Funchal e, no texto das conclusões a que a agência Lusa teve acesso, declara que as informações avançadas pela Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica sobre alegados achados de monumentos subterrâneos e templos do tipo hipogeu com mais de 2.000 anos na região açoriana são um "erro e sensacionalismo à Indiana Jones".

No comunicado, o CEAM declara que "desde 2008 tem dedicado parte da sua atividade arqueológica nos Açores, pondo em prática o projeto Estudo da Arqueologia Moderna na Região Autónoma dos Açores (EAMA), com o apoio de meios universitários portugueses e organismos governamentais e municipais".

Vestígios estão a ser analisados por
 arqueólogos da Associação Portuguesa
 de Investigação Arqueológica

"Notícias veiculadas por Nuno Ribeiro, da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica, carecem de validação científica" 

O conselho científico considera que "as notícias veiculadas por Nuno Ribeiro, da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica, carecem de validação científica", pelo que diz serem "extemporâneas e desprovidas de um rigoroso aprofundamento disciplinar e interdisciplinar, nomeadamente na vertente da antropologia e dos estudos etnográficos que citam, desde os finais do século XIX, a utilização desse tipo de estruturas rochosas para fins agropecuários".

O CEAM declara também que este "tipo de estruturas construídas em pedra são tipologicamente semelhantes a muitas outras existentes no arquipélago da Madeira, que têm vindo a ser estudadas e sujeitas à apreciação da opinião pública através de artigos em revistas do sector, intervenções em encontros especializados e referências na comunicação social".

"Poderão remontar, quando muito, à época do povoamento no século XV" 

Por isso, refere, é certo que a sua origem e datação "poderão remontar, quando muito, à época do povoamento no século XV".

O CEAM argumenta que "idêntica justificação se poderá entender para as estruturas açorianas, numa vertente da arquitetura 'humanizável' da paisagem insular e pela crescente necessidade de utilização dos recursos naturais na atividade humana".

Além disso, sustenta que as conclusões do arqueólogo Nuno Ribeiro, "além de precipitadas e tomadas em "visita de recreio" aos Açores, são meramente sensacionalistas" e "descredibilizam a classe arqueológica, que se deve mover com dados fundamentados e com rigor na interpretação e na análise do passado e suscitam afirmações voláteis sem estudos prévios rigorosos e interdisciplinarmente credíveis".

Arqueólogos tinham dito que encontraram templos dedicados a deusa cartaginesa 

Na passada sexta-feira, arqueólogos da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica afirmaram ter localizado no Monte Brasil, em Angra do Heroísmo, novos sítios arqueológicos, alguns dos quais poderão ser templos dedicados a Tanit, deusa cartaginesa, provavelmente do século IV a.C.

Segundo Nuno Ribeiro e Anabela Joaquinito, foi descoberto "um conjunto significativo de mais de cinco monumentos do tipo hipogeu (túmulos escavados nas rochas) e de pelo menos três 'santuários' proto-históricos, escavados na rocha".

Um dos monumentos localiza-se no 'Monte do Facho' e possui estruturas tipo pias, associadas a canais provavelmente para libações, 'cadeiras' escavadas na rocha, um tanque cerimonial coberto pela vegetação e dezenas de buracos de poste, que confirmam a existência de coberturas leves destes espaços.

O segundo e o terceiro santuários localizam-se na área do Forte de São Diogo e foram descobertos no passado mês de junho durante uma viagem de recreio.

Descobertas serão apresentadas em congressos mundiais

A APIA irá apresentar publicamente estas descobertas em congressos mundiais, que decorrem em Évora em setembro deste ano (SEAC 2011) e em Florença (Itália) no próximo ano, no Simpósio de Arqueologia do Mediterrâneo.

De acordo com Nuno Ribeiro, com estas descobertas "a data do povoamento dos Açores pode não ser a que a História refere mas outra dependente de estudos arqueológicos a estruturas e objetos existentes no arquipélago".



sexta-feira, 22 de julho de 2011

Chip decodifica DNA próton por próton

Um chip capaz de sequenciar um genoma inteiro.


A expectativa é que um chip sequenciador permita que um
 genoma humano seja decodificado a um custo abaixo dos
 US$1.000,00. [Imagem: Ion Torrent]
A nova tecnologia foi apresentada pela empresa Ion Torrent, em um artigo de seus pesquisadores, publicado na revista Nature.

Lei de Moore para a genética

Além de três bactérias, o chip foi testado para sequenciar o genoma de um humano. Especificamente, de um humano chamado Gordon Moore, autor da famosa Lei de Moore, que estabelece que o número de transistores dentro de um chip dobra a cada 18 meses.

Nenhuma outra jogada de marketing conseguiria atrair tamanha atenção, mesmo com a importância de uma tecnologia de sequenciamento genético baseada em um chip.

A Ion Torrent afirma que sua tecnologia permitirá que o sequenciamento do genoma humano custe US$1.000,00 nos próximos dois anos.

Tudo baseado na Lei de Moore: se a capacidade do chip sequenciador seguir o mesmo ritmo dos microprocessadores, a empresa calcula que bastará uma única geração de melhorias para que o sequenciamento genômico fique ao alcance de qualquer bolso.

Hoje, o chip sequenciador já custa apenas US$99,00. Mas o equipamento completo para fazer o sequenciamento, chip incluído, custa cerca de US$50.000,00.

Quando a base coincide com o molde no nanofuro (em cima), é
 liberado um próton, e o sensor a registra diretamente no formato de
 digital. Caso contrário (embaixo), nenhum próton é liberado. [Imagem:
Ion Torrent]
Tecnologias de sequenciamento genético

O fato é que a tecnologia baseada em semicondutor representa um avanço substancial em relação às atuais tecnologias de sequenciamento genético, ainda que não tenha atingido o mesmo nível de precisão das máquinas muito mais caras.

Os sequenciadores genéticos atuais usam detecção óptica. Uma fita única de DNA é convertida em uma fita dupla fazendo com que a segunda fita cresça base por base. Com o uso de marcadores, essas bases podem ser detectadas por tecnologia óptica, resultando na sequência genética.

O chip sequenciador é muito mais simples. Em vez dos reagentes para marcar as bases, o chip detecta uma elevação no pH que ocorre conforme cada nucleotídeo se junta à fita em crescimento e libera um próton (H+) no processo.

O chip contém uma malha de nanofuros, cada um contendo um modelo diferente de DNA, uma espécie de gabarito. Abaixo desses furos vem uma camada capaz de detectar os prótons e, abaixo, o sensor principal do chip. É por isto que a empresa afirma que seu chip lê o genoma próton por próton.

"Se um nucleotídeo, por exemplo um C, é adicionado a um dos gabaritos [nos nanofuros] e então incorporado à fita de DNA, será liberado um íon de hidrogênio. A carga do íon altera o pH da solução, o que pode ser detectado por nosso sensor de íons. Nosso sequenciador - essencialmente o menor peagâmetro de estado sólido do mundo - vai nomear a base, passando diretamente da informação química para a informação digital," explica a empresa.

Uma comparação bastante elucidativa pode ser feita com um sensor CCD de uma câmera digital. Enquanto o CCD capta fótons para registrar as imagens, o sensor do chip sequenciador de DNA "capta uma reação química". Como o nucleotídeo já está identificado, a informação do genoma é registrada diretamente em formato digital.

Há outras técnicas de sequenciamento genômico mais futurísticas, ainda em fase de desenvolvimento, como o sequenciamento eletrônico do DNA.

Cada nanofuro contém uma gota de polímero com uma fita
 única de DNA, onde cada nucleotídeo é identificado.
[Imagem: Ion Torrent]
Maior resolução

Outros pesquisadores, não envolvidos no desenvolvimento do chip sequenciador, afirmam que sua precisão ainda deixa a desejar.

A empresa parece saber bem disso, e demonstra esperar o concurso da Lei de Moore para resolver o problema: ocorre que, grosso modo, a densidade dos nanofuros, onde ficam as fitas individuais de DNA que servem de modelo, define a precisão da medição - quanto mais nanofuros, maior será a precisão.

Continuando com a analogia com o sensor de uma máquina digital, é como se o sequenciamento de DNA mais preciso dependesse agora de alguns "megapixels" a mais - na verdade, de um adensamento da malha de nanofuros e das respectivas fitas-modelo de DNA.

Agora é só esperar para ver se a Lei de Moore aplica-se também ao mundo da biologia.



Bibliografia:

An integrated semiconductor device enabling non-optical genome sequencing
Jonathan M. Rothberg et al.
Nature
20 July 2011
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/nature10242



Beleza do "Encontro das Águas" pode estar ameaçada por obra de porto

Um dos maiores símbolos amazônicos, tomabado preliminarmente 
como patrimônio histórico, o local é cobiçado pelo governo Federal, 
que pretende construir um porto na área

Área da antiga Siderama, local em que será construído o novo porto
Área da antiga Siderama, local em que será construído o novo porto (Reprodução)
Por Ana Carolina Barbosa

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou Inquérito Civil para apurar a regularidade da construção do Porto Novo de Manaus, o qual deve ser instalado no Distrito Industrial, Zona Leste, em uma área cadastrada como sítio arqueológico na década de 70.

O órgão também determinou o prazo de dez dias, a contar de hoje, para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Secretaria de Portos da Presidência da República, informem a atual fase do empreendimento (processos licitatórios, execução de projetos e autorizações), dada a “urgência” da situação.

O inquérito tem o prazo de um ano - podendo ser prorrogado por mais um - para ser concluído, informou o MPF. Conforme o procurador da República substituto, Ricardo Perin Nardi, cabe ao Iphan analisar e autorizar a execução da obra, um passo preliminar que não foi tomado pela Secretaria de Portos da Presidência, a qual publicou a Portaria n. 174, de 26/06/2010, convocando interessados em registrar e elaborar projeto básico e estudos de empreendimento portuário a serem utilizados na concessão.

A assessoria do MPF informou que após a entrega da documentação, ela será analisada e, se constatada alguma irregularidade, tal como a previsão de obra dentro do espaço tombado como patrimônio histórico, poderá haver a recomendação para que a obra não aconteça; a solicitação de novas informações, ou, até mesmo, o início de uma ação judicial, em último caso, na tentativa de impedir a obra.

Motivação e localização

O Inquérito Civil foi motivado pela publicação de uma sequência de matérias na mídia impressa local. A área onde o porto deve ser construído é a mesma onde estava instalada a Companhia Siderúrgica da Amazônia (Siderama), próxima ao Encontro das Águas, que foi recentemente tombado provisoriamente como Monumento Natural do Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões, em razão de seu elevado valor arqueológico, etnográfico e paisagístico.

Este é mais um motivo, conforme a portaria 84, de 8 de julho de 2011 (edição de hoje do Diário Oficial da União-DOU), que traz a determinação do MPF, para evitar a obra. Conforme a portaria, a construção, planejada pelo governo Federal, de um porto de uso público, com 376 mil metros quadrados, terá como operadora a iniciativa privada, sob o regime de concessão.

Ricardo Perin destaca que a lei impede a destruição e a redução da visibilidade de patrimônios históricos. Sendo assim, o procurador entende que a localização do pretendido empreendimento privado deixa clara a inserção do porto junto ao Encontro das Águas, evidenciando a “tentativa de implantação do terminal em local em que ocorreria degradante interferência na paisagem natural, afetando indubitavelmente a leitura do fenômeno”.

Ele classifica, ainda, como lamentável que o estado do Amazonas não se atente que o Encontro das Águas terá sua paisagem natural “manchada com um empreendimento de enorme proporção, com constante e elevada atracação de embarcações de grande porte”.

Iphan aguarda projeto

Conforme a engenheira e coordenadora técnica do Iphan, Ghislaine Raposo Bacelar, já existe uma primeira solicitação feita para um levantamento arqueológico da área. Contudo, o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental) ainda não foi entregue ao órgão, o que o impede de se manifestar a respeito.

”Estamos aguardando o projeto para avaliar a viabilidade. Temos uma idéia do local porque foi noticiado pela imprensa. Já estivemos lá fazendo uma primeira avaliação, mas não há delimitação”, explica a engenheira.

A partir do EIA/RIMA é que será possível analisar a viabilidade de se conceder a licença por parte do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), um dos responsáveis pelos demais estudos, junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Em seguida, haverá a consulta arqueológica, e só depois é que o projeto do porto poderá ser elaborado. Ele só será aprovado, garante a engenheira, se atender às especificações da legislação 001/86 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) - que trata do estudo de impacto ambiental e arqueologia - e a portaria 424/2010, que trata da avaliação de projetos e aprovação. Ela explica que, como não há nenhuma movimentação no local, não há prazo para a entrega dos estudos.

A Antaq informou que, como a obra não está em andamento, o processo está não é da competência da autarquia. A reportagem de acrítica.com tentou contato com a Secretaria de Portos da Presidência da República, mas não obteve sucesso.



quinta-feira, 21 de julho de 2011

Brasil desistiu de ser país desenvolvido

O seu cargo é o de coordenador de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento.

A função, como seria de se esperar, está dentro do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Que visões de futuro passarão na mente do condutor das políticas e programas de pesquisas científicas do ministério que cuida da ciência e da tecnologia de um dos países mais promissores do mundo?

Deve ser inebriante conversar com uma pessoa que pensa em todas as tendências tecnológicas mundiais, e nos rumos mais promissores e mais socialmente urgentes das pesquisas científicas, sem contar aquelas áreas em que se deve deixar a ciência ser ciência, sem utilitarismos, indo atrás daquilo que desafia a curiosidade humana em seu sentido mais nobre.

Bem, deveria. Infelizmente, aqui no Brasil, a visão de futuro daqueles de quem mais se espera, assemelham-se mais a faróis que tenham sido instalados na traseira de um carro.

O discurso desanimador pode ser resumido em uma única frase: "O futuro do País é explorar o potencial da nossa biodiversidade."

O personagem que pensa o futuro da nossa ciência, da nossa tecnologia e, por decorrência, do nosso desenvolvimento e bem-estar enquanto sociedade, acredita que devemos nos limitar a sermos agricultores, no máximo coletores de frutos e raízes de uma floresta que calhou de estar por aqui.

Por paradoxal que possa parecer, não incluo em minha crítica o personagem que falou a fala tão desastrada. Carlos Nobre merece o sobrenome enquanto cientista e homem público que se tornou, de resto talvez o mais bem talhado candidato atualmente disponível para ocupar o Ministério do Meio Ambiente.

Colocá-lo tão fora de sua especialidade mostra a incapacidade - ou, eventualmente, a má-fé - daqueles que dirigem o país e que deveriam procurar fazer com que cada área rendesse os melhores frutos, de forma que, após o entendimento entre os diversos grupos, no processo natural que marca a discussão política, o país tivesse os maiores benefícios.

Mas o que esperar de um governo que nada faz para combater uma situação cambial que está destruindo a indústria brasileira, pelo simples temor de alguém dizer que o Brasil não é assim tão bonzinho ou de levar nota baixa de agências de risco que já mostraram mais de uma vez a complicada rede de interesses de que fazem parteF?

Este governo provavelmente nada teria a dizer sobre desenvolvimento de software e de hardware, satélites artificiais, robótica, nanotecnologia, novos materiais, computação quântica, fotônica, spintrônica. É melhor se calar sobre aquilo que se pretende destruir. Ou sobre o que nada se sabe.

Quer o governo que nossa missão seja nos mantermos como um país agrário. Com todo o respeito ao setor agroindustrial e a todos os necessários cuidados com o meio ambiente que esse setor nunca teve. Trata-se sim, de incentivar a agricultura e, com os devidos cuidados, fomentar uma indústria de biocombustíveis, mas que seja um setor especializado na área de energia, e não de um subproduto do açúcar.

Nada a dizer contra esta ou aquela área porque, ao contrário do que o governo parece pensar, incentivar uma área não exige que se destrua outras.

O que se trata é de criar no Brasil um setor industrial, já que aquele que chegamos a ter até o fim do século passado, esse já está desenganado por uma política cambial maléfica e pela falta de instituições que incentivem a inovação tecnológica - cuja responsabilidade é das empresas, o que só aumenta os elogios às poucas inovações que vemos surgir nas universidades brasileiras.

Mas quais empresas? Empresas brasileiras que fabricam o que? Automóveis, computadores, chips, fibras sintéticas, satélites artificiais, equipamentos de telecomunicações, robôs?

Ou, já que queremos nos especializar em biodiversidade, seria o caso das empresas nacionais de fármacos, de novas moléculas, de materiais biomiméticos?

Difícil inventar o que ainda não existe em setores que também não existem.

E para as empresas nacionais que ainda restam, cuja participação no PIB cai ano a ano, será que não sabemos criar mecanismos para incentivar essas empresas a se tornarem inovadoras? É claro que sabemos. A Embrapa é um exemplo mundial de estrutura aberta e flexível, que tem produzido as maiores inovações da área. A Fiocruz não fica atrás, na área de saúde, apesar dos recursos aviltantes.

E por que não reproduzimos a experiência em outras áreas? Porque não queremos. Porque o Brasil como uma potência agrária, fornecedor de alimentos e insumos agrícolas e minerais é tudo o que o núcleo central da economia mundial necessita. Já temos Coreia, Índia, China e outros países que emergiram, não precisamos de mais, começa a ficar problemático demais dividir o mercado quando os jogadores são muitos.

Fomos tolerados enquanto tínhamos um presidente pitoresco, que ficava bem na fotografia com aqueles que querem fazer o discurso politicamente correto de posar ao lado de um operário que "deu certo".

Agora não temos nem isso, então só resta a verdade desnuda. O mundo precisa de um celeiro, e o Brasil aceitou passivamente a condição, sem ter forças de argumentar que temos condições de ser mais do que uma coisa única, que podemos plantar, criar e coletar sem precisarmos nos condenar a uma economia pobre e ultrapassada.

Não é o nosso futuro que está na exploração da biodiversidade, é o nosso passado.

Ciclo do pau-brasil, ciclo da borracha, ciclo da cana-de-açúcar, ciclo do cacau, ciclo do café, agora novo ciclo da cana-de-açúcar, que produz algum etanol quando os preços valem a pena - todos são ciclos de exploração da nossa biodiversidade.

Só escapa o ciclo do ouro porque ele não leva o "bio" no nome, mas é extrativista, já devidamente substituído pelo atual ciclo do minério de ferro, do alumínio, do nióbio e das rochas ornamentais (sim, o "mármore de carrara" do século XXI é brasileiro).

Devemos acabar com essas explorações tão biodiversas e tão mínero-diversas? Certamente que não, mas não se trata disso, trata-se daquilo que nos negamos o direito de construir: uma economia moderna, fundada em uma educação digna do nome, em mecanismos institucionais e legais que criem um ambiente de inovação e de desenvolvimento.

Por que não fazemos isso? Se eu ainda tivesse a ingenuidade de esperar alguma sinceridade na resposta, diria que essa pergunta poderia ser dirigida àqueles que nos guiam para o passado.



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Artista Agredido por Policiais dá Lição de Moral nos PMs.

Mais uma prova do abuso de poder da Polícia Militar brasileira. Outro artista é agredido por policiais por se manifestar, mas levam lição de moral em plena Avenida Paulista, com apoio de transeuntes, que vem em socorro do artista.

A brutalidade tem que continuar sendo denunciada.
Se você tem um celular com câmera e presencia uma cena como essa, filme! Coloque no youtube, vimeo etc. Não deixe passar em branco. Qualquer dia desses, você pode ser a vítima.

Me pergunto: o que aconteceu com esse rapaz, depois disso? Como ele foi tratado na delegacia? Provavelmente o agrediram e outras coisas mais, pois essa é a realidade da Polícia Militar neste país; são truculentos, autoritários, prepotentes e violentos. É o mesmo que você ter um empregado, que manda em você.

Parte 1


Parte 2

Dalai Lama promete que participará na eleição de seu sucessor

WASHINGTON, EUA — O Dalai Lama, chefe espiritual dos tibetanos, insistiu no fato de que participará na eleição de seu sucessor, durante uma entrevista divulgada na segunda-feira nos Estados Unidos, na qual classificou de ridícula a vontade de Pequim de controlar o processo.

Dalai Lama partiu dos Estados Unidos na véspera, depois de uma estada de quase duas semanas, durante a qual foi recebido no sábado na Casa Branca pelo presidente Barack Obama, o que provocou a irritação das autoridades chinesas, que o acusam de intenções separatistas.

O líder espiritual tibetano, que festejou seus 76 anos durante essa viagem, insistiu no fato de que não deixará a China tomar controle de sua sucessão.

"A reencarnação ou a próxima vida do Dalai Lama logicamente é assunto meu, não de outros", declarou ao canal NBC.

"Minha próxima vida, no final das contas, será decidida por mim mesmo, e mais ninguém", insistiu.

Fazendo referência aos dirigentes chineses, declarou que eles "adotaram uma política que é ridícula".

O Dalai Lama não explicitou claramente se vai se ocupar de sua sucessão no sentido material ou espiritual. A tradição tibetana determina que os monges identifiquem um jovem como a reencarnação de um lama falecido.

O Dalai Lama já declarou no passado que tinha a tradição de romper com a tradição de eleger seu sucessor antes de morrer.

As autoridades chinesas afirmaram em 2010 que tinham a última autoridade em termos de eleição do sucessor do Dalai Lama e que qualquer eleição que não tiver a assinatura de Pequim será ilegítima e sem valor.

Fonte: AFP


Risco no céu intriga especialistas - OVNI?

Fenômeno ocorreu na tarde de ontem; hipóteses levantadas vão 
desde satélites de comunicação até ônibus espacial Atlantis

Por Vitor Oshiro

Ontem, por volta das 18h, um risco no céu intrigou alguns bauruenses. O brilho, semelhante a um rastro deixado por meteorito, chegou a ser chamado por alguns de “aeronave alienígena”. Apesar de menos crédulos quanto à existência de vida extraterrestre, especialistas consultados pelo Jornal da Cidade não conseguiram definir com certeza o que seria o fenômeno. Avião, satélite e até o ônibus espacial Atlantis estão entre as hipóteses mais prováveis.

O risco misterioso apresentava uma curva descendente e ficou por algum tempo no céu. À medida em que perdia altura, outro fenômeno próximo ocorreu. Mais um risco com características semelhantes também surgiu.

Segundo o meteorologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru e presidente da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMet), José Carlos Figueiredo, o brilho é estranho, porém, ele acredita ser um fenômeno ótico.

“Pelo horário em que ocorreu, pode ser uma aeronave. Quando ela se desloca, forma aquele rastro de ar condensado por onde passa. Pode ter havido uma refração da luz do Sol nesse ar condensado e formado essa trilha brilhante”, explica o meteorologista, apontando ainda que o segundo risco pode ser outra aeronave, com o mesmo efeito ótico.

Para o radioamador Domingos Dias Sorze, entretanto, o fenômeno se trata de um satélite de telecomunicações que emite forte brilho. Segundo ele, essa luz intensa também é proporcionada por meio de um processo ótico.

“A posição entre a Terra, o Sol e esse satélite pode causar esse efeito. Tal conjunto de satélites seria o Iridium e é perfeitamente capaz de provocar isso. Quando um desses satélites, que é coberto de metal, reflete a luz do Sol, tem esse brilho forte. Vi esse satélite umas quatro vezes por acaso e é uma das hipóteses prováveis”, explica.

Ainda de acordo com ele, todavia, existe outra explicação possível. Pode-se tratar do ônibus espacial Atlantis (leia mais na página 20), que deixou a estação na tarde de ontem para sua última viagem de regresso à Terra.

“O ônibus voltará depois de amanhã para a Flórida, nos Estados Unidos. Pode ser que esse brilho visto pelas pessoas ontem em Bauru seja realmente a Atlantis. Também é uma hipótese que não pode ser descartada”, completa Domingos Sorze.


Estação

No mês passado, Danilo Pecaro Monteiro, graduado em Física pela Unesp, conseguiu fotografar do Observatório de Astronomia da instituição a estação espacial internacional ISS (em inglês, International Space Station). Na ocasião, a trajetória da estação formou um risco semelhante ao registrado ontem.

Entretanto, Monteiro descarta a hipótese de que seja a mesma estação espacial. “A estação podia ser vista a olho nu somente até ontem (anteontem). Agora, a previsão é de que ela possa ser avistada somente em agosto”, aponta.

Ele ainda explica que, no mês passado, quando fotografou a ISS, deixou o obturador da câmera aberto por cerca de 20 segundos, o que resultou na imagem do risco brilhante. “As fotos que foram tiradas pelo jornal (ontem) são sequenciais, ou seja, uma atrás da outra. Se fosse a estação, seria captado somente um ponto, como se fosse uma estrela”.

Desse modo, Danilo Monteiro acredita também que a hipótese mais provável para o fenômeno é de que seja um rastro formado por aeronave.


Marte “ataca”?

Entretanto, mesmo com as hipóteses aventadas pelos especialistas, a imaginação de muitos vai deixar o mistério no ar. Alguns, com certeza, vão enxergar no fato mais uma prova de que não estamos sozinhos no universo.

Nos últimos anos, a região de Bauru vem sendo constante cenário de possíveis aparições de naves alienígenas. Uma das mais famosas e que percorreu todo o Brasil por meio da Internet foi uma gravação feita em Agudos em fevereiro deste ano.

No vídeo, alguns rapazes flagraram um suposto Objeto Voador Não Identificado (Ovni) que soltava uma cápsula na Terra e, após um clarão, desaparecia.

Entretanto, não foi daquela vez que Marte nos atacou. Poucos dias depois do surgimento do vídeo, descobriu-se que tudo fazia parte de uma campanha publicitária feita por uma empresa de Lençóis Paulista para uma marca de embalagens.