sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PENSE POR SI MESMO

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

Buda

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

NOSSO LAR e CHICO XAVIER - Os Filmes




Estudos Teosóficos

Estais pronta a executar vossa parte na grande obra de filantropia? Vós vos oferecestes para a Cruz Vermelha; porém, Irmã, há doenças e feridas da Alma, que nenhuma arte cirúrgica pode curar. Ajudar-nos-eis a ensinar à humanidade que os doentes da alma devem curar-se a si mesmos?

Mestre Morya


A existência física está subordinada à espiritual, e todo melhoramento e progresso físico são apenas os auxiliares do progresso espiritual, sem o qual não poderia haver nenhum progresso físico.

Helena Petrovna Blavatsky
MODERN PANARION, 78

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CORAGEM

Coragem também é caridade.
Hesitação do conhecimento - poder à ignorância.
Debilidade da retidão - apoio ao desequilíbrio.
Decisão firme - leme seguro.
Vontade frágil - barco à matroca.
Irresolução dos bons - garantia dos maus.

Nada se realiza de útil e grande sem a coragem.
Descobertas e inventos não se consolidariam nos fastos da civilização material, sem os sacrifícios daqueles que lhes hipotecaram a existência.
Harvey torturou-se até a morte, a fim de provar a circulação do sangue.
Jesus não foi mais feliz, procurando revelar a verdade...

Em Doutrina Espírita, sabemos o que seja o bem, como fazer o bem, quando praticar o bem e quanto nos cabe atender ao bem, de vez que nos achamos informados de que o maior bem para nós nasce, invariável, da obrigação nobremente cumprida de formar o bem para os outros.
Não vale pedir alheia orientação, se a orientação desse modo se nos estampa, luminosa, na consciência.
Esqueçamos os antigos chavões "não sei se vou" e "não sei se posso", ante os deveres que as circunstâncias nos traçam. Timidez não é humildade.
Para que haja luz não bastará temer a presença da sombra. É preciso acendê-la.

Emmanuel

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Rio que queremos é o que fazemos dele!

Nós que amamos o Rio, temos que fazer mais do que ter esperança; precisamos fazer a nossa parte, para que esta cidade volte a ser uma Cidade Maravilhosa em todos os sentidos e não mais de forma poética e metafórica.



E pensar que o Rio já foi assim em toda a sua dimensão e pode voltar a ser; só depende de nós!

Por isso:

- Jogue o lixo no lixo; não custa nada andar mais alguns passos até uma lata de lixo; são tantas espalhadas pela cidade, que você só precisa dar alguns passos até uma delas. Muitas vezes, ela está até mesmo no teu caminho e você deixa de jogar o lixo nela, para jogá-lo no chão;

- Não pixe a cidade; é feio ver as paredes rabiscadas e sujas;

- Levou seu cãozinho para passear, leve um saco plástico ou umas folhas de jornal e limpe os dejetos que ele depositar nas ruas, assim, você mesmo(a) vai colaborar e dar o pequeno exemplo, que seguido por outros, evita que você mesmo(a) venha a pisar num destes dejetos;

- Seja educado com as pessoas, pois será isso que você receberá de volta;

Nossa cidade é o símbolo de nosso país, então vamos buscar melhorar as coisas, ao invés de só ficarmos reclamando que alguém não faz. Se dependermos dos políticos, sabemos que esperaremos para sempre, então façamos por nós mesmos aquilo que gostaríamos de ter em nosso dia à dia, em nossa cidade.

Sejamos, cada um de nós, pequenos exemplos e, logo, seremos um grande exemplo como cidade!

Façamos cada um a nossa parte, sem se preocupar com a parte que o outro não fez; o importante é que façamos o nosso melhor pelo lugar que amamos e vivemos. Logo, todos estaremos fazendo o melhor e vivendo melhor.

RIO: Falta de educação da população e compromisso dos políticos tornam as praias cada vez mais sujas

Restos de comida e fezes de cachorro são os 'vilões' da sujeira nas areias do Rio.
Prefeitura divulgou novo relatório sobre a qualidade das areias nesta 2ª.

Do G1, no Rio

A Secretaria municipal do Meio Ambiente publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (22) o novo relatório com a situação das areias da orla carioca. O boletim mapeia a sujeira em 35 praias e aponta como principais vilões contra a limpeza as fezes de cachorro e os restos de comida.

Uma das praias preferidas pelos cariocas, Ipanema continua não recomendada nos trechos do Arpoador e na altura da Rua Maria Quitéria, com taxas de coliformes totais acima 30 mil por 100 g. Antes na mesma situação, o trecho da Rua Paul Redfern evoluiu para a cotação máxima, considerado ótimo, com taxas de até 10 mil coliformes / 100g.

Já na altura da Praia do Diabo, a areia encontra-se, segundo a prefeitura, boa, com coliformes entre 10 e 20 mil / 100g.

Boas e ótimas

Outras praias também apresentam areias melhores. Na avaliação, São Conrado, na altura do Hotel Nacional, Barra da Tijuca, nos trechos do quebra-mar, Pepê, condomínio Barramares e Ayrton Senna, Praia do Pontal, Prainha e Grumari foram consideradas ótimas.

Já as praias de Ramos, Flamengo, Sepetiba, Guaratiba, Brisa, Leme, Reserva, Macumba, São Conrado, na altura da descida das Asas Delta, Leblon, na Bartolomeu Mitre e na Visconde de Albuquerque, e em Copcabana, na altura da República do Peru e da Barão de Ipanema foram classificadas como boas.

Não recomendadas

Entre as não recomendadas, além dos trechos já citados, estão as praias da Guanabara e da Bica, na Ilha do Governador, e Central e Vermelha, na Urca.

Copacabana, na altura da Rua Souza Lima, Praia de Botafogo, Praia da Engenhoca, na Ilha do Governador e as praias da Moreninha, José Bonifácio e Imbuca, na Ilha de Paquetá, apresentam areias em situação regular, com taxas de coliformes totais entre 20 e 30 mil / 100g.

As amostras para as análises do boletim de avaliação das areias foram colhidas entre os dias 24 de janeiro a 8 de fevereiro. A coleta foi feita antes das 9h, em trecho não banhado pela água, e analisada por laboratório que presta serviços à prefeitura.

Fonte: G1

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Momentos Difícieis

Ontem estive entre várias situações de incerteza e, na dúvida, optei por ficar calado e observar. Bendita hora em que parei e observei não só minhas atitudes, mas questionei profundamente esta ou aquela emoção que estivesse mais exacerbada. Isso me foi muito útil para perceber o quanto estava me tornando refém de um momento de tormenta, que eu mesmo me impunha. Então, busquei respirar fundo várias vezes e libertar-me de mim próprio. Elevei minha mente até a eternidade, deixei meu ser falar mais alto e assim, calar meu ego. Graças a Deus, tudo voltou ao normal e venci mais uma etapa no embate entre consciência desperta e semidesperta.

Muitas vezes buscamos ajuda espiritual em locais diversos, certos de que estamos sendo vítimas de obsessão. Muitas vezes isso é real, mas na maioria delas, somos obsediados por nós mesmos, com nossas idéias fixas, nossas reações decoradas e viciadas, achando que toda e qualquer situação deva ser abordada desta ou daquela forma anteriormente prescrita por nosso egocentrismo. Eis o grande perigo! É onde descambamos para atitudes lamentáveis, das quais sempre nos arrependemos mais tarde.

Nos momentos de nervosismo, de tristeza, desânimo etc., vale a pena pararmos um pouco e irmos além daquele pequeno momento na eternidade, pela qual passamos, nos permitindo ver de forma mais panorâmica, não só a situação, mas também e principalmente a nós mesmos, para que percebamos o quanto estamos despertos naquele momento para uma atitude ponderada e o quanto estamos semiconscientes e agindo de forma selvática e desequilibrada na solução do obstáculo que se nos interpõe.

Muitas vezes, preciso é que se busque o concurso de uma prece interna, onde buscamos aquela parte sublime que todos nós possuímos em nosso íntimo, para que ela nós guie de forma adequada, muitas vezes simplesmente nos ajudando a ver tudo de uma forma mais ampla, dando-nos a possibilidade de agir de forma mais equilibrada e menos no impulso próprio alimentado pelo furor do momento. Esta luz interna é que muitos chamam de Deus, Ser Superior, ou qualquer outro nome.

Sinta-se à vontade para chamá-la daquilo que mais lhe parecer agradável, posto que todos nós somos nossos próprios templos e manifestamos cada um de nós a religião particular de nosso íntimo, sem intermediários, sem Igrejas, sem pastores, sem padres etc.

Somos pedacinhos de Deus (da forma como o concebemos em nosso íntimo) e temos acesso a todo o cosmo através desta fagulha luminosa que possuímos em nós próprios, bastanto para isso, apenas buscarmos por ela lá dentro de nosso ser.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

AMOR E POSSESSIVIDADE

É certo que somente Deus sabe do nosso futuro. Mas não é por isso que não devemos nos esmerar para sermos seres humanos melhores a cada passo do caminho e nos percamos em excessos de todo tipo, comprometendo a saúde deste nosso corpo que nos serve humildemente por empréstimo e condenando nossa mente a devassidão desumana e triste, cujos resultados finais certamente serão lamentáveis.

É comum que troquemos os pés pelas mãos algumas vezes e percamos o rumo, mas que mesmo isso possa servir de lição a apoiar nosso crescimento, assim como um motivo para que estejamos mais atentos e não cometamos os mesmos erros novamente.

Tudo na vida é passageiro e trás seu tempo de estadia e ensinamentos inerentes. Findo isso, resta-nos estarmos cientes de que não devemos nos apegar a nada.

Sim, devemos amar as pessoas, os animais etc., mas amar é libertar, é saber abrir mão daquilo que amamos, quando isso significa crescimento, tanto para nós, quanto para o alvo de nosso amor. Muitas vezes permitir que algo se vá, é permitir também que a felicidade encontre seu caminho. Assim é com as pessoas. Amar alguém é saber abrir mão, pois que a felicidade em seu caminho pode trilhar por estradas diferentes das quais a mesma possa vir a trilhar no nosso próprio.

Qualquer sentimento que roube ao outro sua liberdade, simplesmente não é Amor; é possessividade. E possessividade é característica principal de desequilíbrio emocional e imaturidade, posto que são manifestações de egocentrismo e egoísmo, doença mais comum deste tempo em que vivemos, onde homens e mulheres nada mais são ainda do que crianças emocionais, que entregam-se a birras e cenas deploráveis - verdadeiras demonstrações de imaturidade -, para garantir a saciedade impossível da sede interior de a tudo controlar - inclusive o outro -, que os corroem por dentro.

Que possamos estar atentos a nós mesmos e aprendamos a nos desvencilhar da ditadura de nossas emoções, que acobertam nosso ego enfermo, imperador de nosso coração, que sofre sem o apoio da razão; coração esse desgovernado, cujas emoções nada mais são do que como uma tromba d'água, que onde cai, arrasa com tudo.

Amor e Apego não podem conviver na mesma casa, cujo resultado sempre será o sacrifício da felicidade.

RENOVAR-SE

Examinemos a nós mesmos.

Dirijamos para dentro da própria alma o estilete da introspecção.

Se a agressividade nos assinala o modo de ser, tratemos do carater enfermiço, com a mesma atenção com que se medica um órgão doente. E se a nossa consciência jaz tranquila, na certeza de que temos procurado realizar o melhor ao nosso alcance, no aproveitamento das oportunidades que Deus nos concedeu, estejamos serenos na dificuldade e operosos na prática do bem, à frente de quaisquer circunstâncias, lembrando-nos de que a erva-de-passarinho asfixia de preferência as árvores nobres e a tiririca se alastra, como verdadeira calamidade, justamente na terra boa.

Emmanuel

domingo, 14 de fevereiro de 2010

ESTUDE E VIVA

A enfermidade jamais erra o endereço para as suas visitas.

As lágrima, em verdade, são iguais às palavras. Nenhuma existe destituída de significação.

Somente chega a entender a vida quem compreende a dor.

A evolução regula também o sofrimento das criaturas e nelas se evidencia mais superficial ou mais profunda, conforme o aprimoramento de cada uma.

Se você pretende vencer, não menospreze a possibilidade de amargar, algumas vezes, a aflição da derrota como lição no caminho para o triunfo.

Aprende melhor quem aceita a escola da provação, sem ela, os valores da experiência permaneceriam ignorados.

A dor não provém de Deus, de vez que, segundo a Lei, ela é uma criação de quem a sofre.

Emmanuel